Onda de frio aumenta, podendo ir a cinco graus negativos e Protecção Civil recomenda precauções

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com “temperaturas abaixo de normal para a época”, alertando para as medidas preventivas a adoptar. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até ao próximo fim-de-semana, tempo frio e seco, com temperaturas “mínimas abaixo do normal para a época”, podendo as temperaturas mínimas descer abaixo dos cinco graus Celsius no Interior.

A Protecção Civil chama a atenção para a necessidade de ter “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”. ANPC recomenda também especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente  apara que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.

No que respeita à condução, as autoridades alertam para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações. Como medidas preventivas a adoptar pela população, a ANPC refere ainda que se deve ter “atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adoptando uma condução defensiva”.

LEIA TAMBÉM

Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o …

Identificados quatro suspeitos de incêndio após queimadas em Viseu

A GNR anunciou hoje que identificou quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na …