18º CineEco arranca sábado em Seia

A seleção oficial do 18º CineEco está pronta. O pontapé de saída para a nova edição do CineEco acontece no próximo sábado, 6 de outubro, a partir das 21h30, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

A cerimónia contará com a inauguração do equipamento de projeção digital de cinema através da exibição digital do filme em 3D – Step Up Revolução de Scott Speer.

Na 18ª edição, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é constituído pelos melhores filmes de 2011/12, com incidência sobre grandes questões ambientais prementes para o futuro da humanidade, das cidades e do campo, abordando temas como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana e social, tratamento de lixos e detritos, alimentação biológica, água como recurso escasso, destruição das florestas, espécies animais e comunidades indígenas, sempre mostradas de uma forma positiva, agradável, consciencializante e, por vezes, até divertida, para sensibilizar e ao mesmo tempo entreter os espectadores da região e de todo o País.

O programa inclui ainda, grandes obras apresentadas e premiadas em festivais do género, pertencentes à Green Network Festivals, considerada a maior rede de festivais de cinema sobre o tema ambiente, na qual o Cine’Eco tem uma participação muito ativa.

A Seleção Oficial do Cine’Eco 2012 contempla cerca de 80 filmes, sendo a maioria estreia absoluta em Portugal, nas Competições: Internacional (curtas e longas-metragens), Lusófona (curtas e longas-metragens) e Panorama Regional, com filmes produzidos por cineastas da região da Serra da Estrela, que concorrem simultaneamente à Competição Lusófona.

Integra também um conjunto de filmes que serão apresentados noutras importantes secções paralelas como: Panorama Ano do Brasil, Panorama Internacional e Nacional, Panorama Infantil e Sénior e a homenagem ao grande diretor de fotografia e realizador português: António Escudeiro, um Eco-Cineasta.

O júri internacional é constituído por figuras de renome, entre eles os diretores dos festivais de Ambiente de Turim (Itália), Gaetano Capizzi e de Goiás (Brasil), Lisandro Nogueira.

Local de descoberta e de reflexão sobre a preservação do meio-ambiente, o Cine’Eco apresenta em complemento à programação de cinema, um conjunto de atividades paralelas, das quais se destacam a GLOCAL 2012 – Conferência Internacional da Agenda 21 Sustentabilidade Local, uma iniciativa única que terá lugar em Seia nos dias 11 e 12 de Outubro.

Das atividades paralelas fazem ainda parte uma exposição de Pintura de Sérgio Reis, um concerto com a Orquestra da EPSE, entre outras.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …