4º Festival de Sopas espera “aumento significativo de visitantes”

No total vão ser 25 as sopas a concurso no Festival de Sopas que vai ter lugar, amanhã, a partir das 19h30, em Santa Ovaia. Com mais sopas a concurso, uma maior aposta na programação e a presença do ator Tiago Costa, a organização espera atrair um maior número de visitantes.

Na preparação da quarta edição do Festival de Sopas são elevadas as expectativas que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Santa Ovaia e Sociedade Recreativa de Santa Ovaia depositam no certame agendado para este fim de semana.

Expectativas que o presidente da ADI e vice-presidente da Câmara Municipal justificou ontem com a adesão verificada em anteriores edições e que dão conta de um “crescendo” quer em termos de visitantes, quer da própria programação.

A caminho da 4ª edição, José Francisco Rolo não tem dúvidas de que o Festival de Sopas é hoje um “evento de renome” e que é resultado do “excelente trabalho de promoção da Junta de Freguesia em parceria com a comunidade de Santa Ovaia”.

A ganhar terreno no calendário de eventos concelhio – “há sempre um evento diferenciador a acontecer em Oliveira do Hospital”, referiu Francisco Rolo – o Festival das Sopas de Santa Ovaia vai contar com 45 stands, 25 dos quais relativos às sopas a concurso, destacando-se a participação de restaurantes concelhios. Sopas variadas que serão colocadas à consideração de um júri que este ano conta com a participação de um elemento da Associação Portuguesa de Nutricionistas e do ator nacional Tiago Costa.

Para além de proporcionar a degustação de produtos de qualidade, o Festival das Sopas tem ainda a particularidade de promover hábitos alimentares e estilos de vida considerados saudáveis. Do programa fazem por isso parte a realização de rastreios variados, atividades físicas e entrega de brochuras informativas com conselhos de hábitos de vida saudáveis.

“O evento soube crescer, consolidar-se e apurar as suas qualidades”, entende o vice-presidente da autarquia desafiando todos os oliveirenses e gente da região a visitarem o festival que tem vindo a ganhar “carácter distintivo”.

“Quem vier não se vai arrepender”, registou também o presidente da Junta de Freguesia, Licínio Neves, que orgulhoso por “um evento que tem vindo a crescer”, considera estarem reunidas todas as condições para que quem visite Santa Ovaia não saia defraudado, não fosse aquela a freguesia “mais bem situada no concelho” com vista para as várias serras.

“Um aumento significativo de visitantes” é o que espera o dirigente da Sociedade Recreativa, confiante que está na aposta feita quer no aumento de expositores, quer da própria programação. “Associámos a vertente gastronómica à animação cultural”, referiu o jovem, dando como certa a atuação de diversos grupos culturais no festival, onde também decorrerá uma feira de artesanato. “A ideia é promover o concelho e servir de mostra do que se faz de bem e de melhor”, acrescentou Hugo Pais.

Da programação do Festival de Sopas faz ainda parte, na tarde de domingo, pelas 15h00, o lançamento da 1ª Monografia Histórica e Cultural de Santa Ovaia. A obra é da autoria do jurista e investigador Jorge Mendes e trata as artes e ofícios da freguesia e da histórica secular de Santa Ovaia.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …

  • Ricardo Araujo

    Maçonaria em força em Santa Ovaia