“A melhor” e “mais mediática” Feira do Queijo de Oliveira do Hospital será a 21 e 22 de Fevereiro

Oliveira do Hospital está a preparar a nova edição da Feira do Queijo e os responsáveis do Município acreditam que será a “melhor” e a “mais mediática” de sempre, tendo sido antecipada para 21 e 22 de Fevereiro, anunciou hoje a Radio Boa Nova. O evento, segundo aquela rádio, vai voltar a decorrer no centro da cidade e já é antecipado pela organização como “o melhor de sempre”. Contando ainda com a tentativa de preparação do maior requeijão, com o objectivo de o candidatar ao Guiness Book.

A feira, adianta a rádio, sofreu “algumas modificações” numa tentativa, segundo o presidente da autarquia José Carlos Alexandrino, de baixar os custos em 10 mil euros”, que confirmou a presença do programa da TVI “Somos Portugal” na tarde de domingo, o programa “Terra a Terra da TSF” na manhã de sábado, prevendo-se ainda a presença da RTP na tarde do primeiro dia do certame. “Há condições para a vendermos mais a nível nacional”, assegurou o autarca citado pela Rádio Boa Nova, explicando que a redução dos custos será superada pela angariação de patrocínios oficiais que venham a suportar algumas despesas. O autarca clarificou ainda que o programa da TVI não tem qualquer custo, havendo apenas encargos de logística e de refeições, esperando que “o programa fique a custo zero” com a angariação de patrocínios.

A Rádio Boa Nova explica ainda que, tal como no ano passado, na presente edição, o município garante que não vai ter encargos com refeições dos visitantes oriundos de freguesias de todo o país

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …

Marcelo Rebelo de Sousa visita Zona Industrial de Oliveira do Hospital devastada pelos incêndios

O Presidente da República já está em Oliveira do Hospital e visitou a zona industrial que …

  • Politicalex

    “A mais mediática de sempre”…!!! Esta é a grande preocupação desta gente..! O nosso “alcaide” gosta que o vejam nas televisões. Gosta de se ouvir..! O Concelho tem 9 mil ovelhas. Pouco mais de 2 mil são as ovelhas bordaleiras ou mondegueiras, as genuínas produtoras de leite, para o genuíno queijo da Serra. Por estes dias, não há queijo curado em Oliveira do Hospital. Sei de muitas pessoas e eu próprio, não conseguiram arranjar queijo, neste Natal. Na feira vendem-se, quando corre bem, 3 toneladas de queijo. O Concelho vende ou vendia, quando o Luís Lagos produzia tudo em Oliveira, umas 500 toneladas, Portanto, na feira, 0,5% . Da Serra tem o nome. A qualidade lá foi, em mais de 90% do queijo produzido. A preocupação não é com o aumento do rebanho das ovelhas Bordaleiras. A preocupação, não é com o genuíno queijo. A preocupação é com a mediatização da festa…! Entretanto, Oliveira do Hospital não tem um hotel. O Concelho tem umas cem camas…Mediatismo para quê? Os turistas dormem onde? Enquanto isto ,cada kilo de queijo vendido tem ficado a 23 euros em termos de custo da festa feira..! 70 mil euros costuma ser o custo da “mediatizaçã” .(Festa/Feira). Para a natalidade, concederam 33 mil. Para o ensino superior 53 mil. A Festa do queijo gasta tanto como estas duas importantes preocupações, para quem seja responsável. Depois, por cada nascimento, dez óbitos…Dizem eles que, este, é o caminho..! A própria Ancose manifestou, o ano passado, as suas preocupações com o queijo e as ovelhas genuínas.Ou com a falta delas. Coisa que não preocupa, quem de direito.Se os 70 mil fossem gastos a promover mercados de excelência que valorizasse o queijo, talvez me convencessem. Se fosse gasto em apoio a jovens pastores para ajuda na aquisição de ovelhas bordaleiras ou apoios à produção, talvez me convencessem. Assim, naturalmente, sou crítico. Lá se vão pagar 5 mil almoços(se for como é costume) o transporte e até hotel para alguns, para virem à feira. Como muito bem disse Mário Alves, na aprovação do subsídio, há dois anos.”Turismo caritativo”. Entretanto, no último Natal, 3 mil euros às famílias carenciadas..! E ninguém é preso…
    E Chamam a isto: “TUDO PELAS PESSOAS”!!!!!!!!!!!

    • Oliveira sempre à frente

      Alcaide Oliveirense:

      Este ano os grupos que vêem em excursões no regime “tudo incluído” a custo zero, vão poder apadrinhar as poucas ovelhas existentes. Dão-lhe um nome e contribuem com 5 euros anuais, que ajudará o pastor a pagar os pastos necessários.
      Esta medida visa combater a entrada dos leites espanhóis, pois uma melhor alimentação ovina traduz-se num aumento qualitativo e quantitativo dos nossos leites.

  • Erasmo de Roterdão

    Mas, que se passa em nosso burgo? Muitos são os fieis que tem procurado meu conforto para se lamentarem da falta de atenção de que sofrem. Dizem-me eles que pedem audiências, umas atrás de outras e nada. Mais me informam que chegando na portaria da Câmara , daí os não deixam passar..! Como antanho, voltou o sistema de esperas, nas ruas, para poderem falar com nossos Edis, especialmente o mais responsável, debalde, não têm conseguido..! “Onde está o diálogo que caraterizou o 1º mandato”?, Perguntam-me.. “A pior coisa foi a maioria. Parece que trazem o rei na barriga”… desabafam…”Qual tudo pelas pessoas? Estão uns arrogantes”..! Lamentam-se.

    Daqui mando minha suplica para que nossos Edis recebam, como devem, a todos os “fieis”.
    Mais lhes peço que cuidem da resolução dos problemas que é mister resolver.Afinal foi para isso e por isso, que lhes foi confiado o voto.
    Rogo a Deus que ilumine o coração de nossos Edis e lhes dê a bondade e sabedoria para atender às precisões de nossos fieis.

    Que assim seja..!

  • Politicalex

    Em 1 de Março de 2011, na discussão da Festa do queijo em reunião de Câmara: dizia Mário Alves:

    ——–Sobre o assunto, o Vereador Mário Alves disse ter tido conhecimento que a Câmara Municipal irá efectivamente oferecer o almoço a 250 pessoas que foram convidadas a visitar a XX edição da feira do queijo, discordando que se queira reduzir no prémio de participação no evento daqueles que são a essência da feira, ou seja, os artesãos e os produtores, e depois se paguem almoços a quem deveria visitar o concelho, mas, para nele investir, sublinhando que “sou contra e quero manifestá-lo aqui de forma clara e inequívoca, porque não me parece nada peculiar”.———–
    ——–O Presidente da Câmara lembrou que se trata de um investimento em novos visitantes. –O Vereador Mário Alves referiu que “não é investimento nenhum, isso é despejar dinheiro público a favor de privados, claramente em benefício dos privados numa altura em que tanto se questiona a utilização dos dinheiros públicos”. Referiu ainda entender que “ao nível da feira devemos efectivamente ser exigentes mas também me parece que, estar a aumentar a feira de um dia para dois dias e depois reduzir subsídios àqueles que como já disse são a essência da feira não me parece correcto”. —

    Não foram 250 almoços.Foram milhares… Quando vier a IGF eu quero ver como é que justificam..! E quem vai pagar..!!!

  • Politicalex

    “Os custos zero” vão ser iguais aos custos abaixo de 45 mil da EXPOH..! Acabou nos 112 ,mais 60 mil que o ano passado..! Desta vez tenho a certeza que se vai saber os custos e quem paga e não paga as dormidas…

  • Politicalex

    ——–2.2.4 – XX FESTA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA E OUTROS PRODUTOS
    LOCAIS DE QUALIDADE ————————————————————————————
    ——–O Vereador Mário Alves referiu-se à realização da XX Festa do Queijo, ocorrida no mês transacto, sublinhando que “eu sei que no exterior há sempre aqueles que gostam de criticar e que teceram algumas considerações sobre o meu posicionamento relativamente à realização do evento, agora a questão é a seguinte, tive oportunidade de observar e eu diria, Sr. Presidente, que o senhor criou uma inovação nesta matéria”. Prosseguiu referindo que “em tempos classificava-se o turismo em classe alta, média alta, média e de pé descalço, o senhor criou aqui uma novidade que é o chamado turismo caritativo, é o turismo da caridade porque, por aquilo que me foi dado a perceber,e por aquilo que eu vi, realmente, e sem qualquer menosprezo pelas pessoas, porque tenho sempre o maior respeito pelas pessoas, não estou a ver que tipo de beneficio é que aquelas 250 pessoas trarão no futuro a Oliveira do Hospital, vieram cá porque foram transportadas gratuitamente e porque tiveram almoço gratuito, e portanto estamos a falar de um turismo caritativo ou de um turismo de caridade”.

    Se fossem 250… o problema é que para terem razão, pagaram o almoço a mais de 2500.Só não sei é ao abrigo de que lei…Se a Câmara autorizou 250 quem pagou os restantes?Autorizado por quem..?

    Volta Mário Alves. Estás perdoado..! Estes “crâneos” fizeram de ti um cientista..!

    • Combate

      É carregar neles para serem muitos e dizer-mos que é a “maior e mais mediática” feira festa do queijo..! Com transporte, almoço e alguns com hotel, quem é que não vem? Se pagassem do bolso deles vinha algum? Quando foi da Daniela Mercury andou às voltas para lhe pagar, e lá sobrou para alguém. . Aqui não há problemas. O Povo paga…esta “doença” já é antiga…

  • À cobrança

    Quantos feirantes vão estar presentes?
    Quanto custa cada lugar?
    Quanto rende a cobrança?
    É que nas outras feiras, vejo sempre os cobradores normalmente aos pares, a passarem os recibos conforme recebem o dinheiro, nesta feira não se vislumbram.
    Deve ser feita a cobrança pelos CTT.

  • enfim

    para além de muitas coisas, realço apenas algumas:
    – investem milhares de euros num programa de televisão cujo publico-alvo são pessoas que não tem capacidade económica. aquelas que tem, não vêem isso.
    – investem milhares de euros numa feira que se supõe que venha aumentar o número de turistas no concelho, mas vejamos, se não temos hotéis, os turistas ficam em seia ou tábua, lá tomam o pequeno-almoço, almoço, jantar, fazem as suas compras no comércio local, e passam em oliveira, levam o queijo e o que deixam??? NADA!
    – Oliveira investe, os outros concelhos agradecem a amabilidade destes visionários!

  • Politicalex

    E nas outras feiras há telebissâaaum? Não há..? Entãao bês..! O Presideeente gosta de se bêr na televisãum…Não paga as telebisões mas paga ao Pobiinho para se juntar para a telebissãum bêr…

  • presidente de qualquer coisa

    então mas o dono do pasquim cá da terra não quis aparecer na tv a prometer a compra de não se sabe lá o que. também não gosta de ir á tv? até se chateou com os ex-amigos porque não falou na televisão aqui há uns tempos atrás? sr. lopes. deixe de ser ridículo. passa aqui o tempo a promover se a si próprio. há quem seja promovido pelo trabalho mas não é o seu caso. o dinheiro ainda não compra programas de tv particulares. quem o tem. o dinheiro. porque há quem diga que o tem e é só dividas..

    • Sr. Viegas

      Correcção: É o burgo aqui do sitio que ama a televisão, o grão mestre até diz que o que vende é a televisão…com tantas vindas da televisão a Oliveira do Hospital deixo a dica senhor presidente:não tenha o azar de lhe comprarem o concelho, é que Rei sem povo….! Quanto à promoção, cada um faz a que quer, mas com o dinheiro dos outros não é promoção, é fanatismo e irresponsabilidade. Já nem falo na vergonha, pois essa já ardeu faz tempo!

    • Guerra Junqueiro

      Vi o Sr António Lopes na SIC como dono das águas Radium, veja lá que já cá chegou há tanto tempo e nunca ninguém o ouviu dizer que lhe pertencia tal empreendimento. Não me consta que tivesse pago para falar nesse programa, mas pelos visto incomoda o que para tal costumam pagar, infelizmente com o nosso dinheiro.
      Chateou-se com os ex-amigos por não ter falado na televisão há uns tempos atrás? Não deve ser verdade, mas se tivesse falado, faço ideia o que teria dito dos amigos da altura!!!
      Quanto ás dividas que possa ter, são da sua responsabilidade, pois não tenho intenção de as pagar, no entanto para lá da indecência da noticia que saiu sobre a penhora das suas senhas de presença, por parte de um organismo estatal, não dei conta de mais ninguém a exigir-lhe pagamentos de contas. Noto sim é pedidos de ajuda por parte de associações concelhias.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • António Lopes

    Podia precisar..? Já nem lhe peço para se assumir.Já sei que não há lá matéria para tanto.? Qual foi o programa onde quis falar e não falei? No que apareci não foi para comprar. Já sou dono há 14 anos.Quantos às dívidas, está a pensar ajudar a pagar? Acaso não é um dos que me devem algum..? E quanto a “Paskins” de qual é que fala..? Pensava já ter dito que só sou um “bocadito” dono de um..! Se quisesse muito essas coisas, tinha feito como os demais… ia na onda …Veja se arranja um par de calças com medida de homem…