A OPINIÃO DE CARLOS BRITO: A Lista do PS

Tem esta lista uma coincidência com as outras listas já referidas: mais um professor a encabeçar a pretensão de ocupar o lugar de Presidente da Câmara! Dos três, é o que conheço um pouco melhor, mas não o suficiente para ser seu ferrenho apoiante, daí o valor, relativo, dos meus comentários.

O Prof. foi “meu” treinador de futebol e recordo, com humor e prazer, o tê-lo “visto” mais tarde a orientar equipas de futebol por fax! Imaginem: enviava faxes dos Açores, onde estava em missão de serviço, com a técnica e táctica necessárias para a vitória. E vencia!

Nas eleições autárquicas devemos olhar para os nomes e capacidades dos candidatos e não unicamente para os interesses partidários. Sendo assim, esta candidatura revela-se como a menos má.

Explico-me: Não tem José Carlos Alexandrino  o perfil profissional, técnico e experiência de gestão imprescindíveis, na minha óptica, para ser Presidente da Câmara na actual situação económica do nosso Concelho. Porém, próximo dele, tem alguém que o pode motivar e ajudar: António Lopes, esse sim, pelo seu perfil, seria, seguramente, o melhor candidato. Porquê? É, reconhecidamente, um profundo conhecedor da economia real, que é do que o Concelho e o País precisam, o oposto aos políticos “sem profissão” que nos têm governado nas ultimas décadas.

Precisamos de governantes que reconstruam o que foi destruído nas ultimas dezenas de anos – Os Meios Produtivos! Fecharam-se fábricas e explorações agrícolas com a ilusão de o futuro estar nos Serviços! Fomentou-se a especulação em troca da transpiração. Denegriram-se os patrões promovendo-se os especuladores financeiros! Endeusaram-se os políticos criadores de fait divers ao invés dos políticos verdadeiramente interessados em servir a “causa pública”.

Atingiram-se valores de endividamento superiores aos activos. Importou-se mais do que se exportou. Sejamos pragmáticos e leais aos verdadeiros interesses do nosso Concelho: Qual o problema mais premente do Concelho? O EMPREGO! De que vale hoje em dia uma rotunda, um jardim, uma estrada ou uma estação rodoviária se tivermos fome? Fome na carteira, fome no estômago, fome na cabeça!

O emprego só pode existir se tivermos disponíveis os Meios de Produção! Qual a candidatura que nos oferece mais capacidade e condições de criar e apoiar o emprego? Qual a candidatura que comporta maior experiência na criação de empresas, no fomento do desenvolvimento e, por consequência, na promoção de oportunidades? Qual a candidatura que se apresenta, pois, com mais condições para relançar a economia e emprego no Concelho?

Tem o Prof. José Carlos Alexandrino experiência suficiente em formar “equipas”, onde sabe que o individualismo e egocentrismo são mortíferos; Tem capacidade de intervir porque tem, na sua equipa, a dose de “experiência” mais que suficiente para ser capaz de estimular a economia do nosso Concelho. Tem um profundo conhecimento da realidade económica do Concelho (que adquiriu enquanto administrador da CCAM ); Tem o suporte de um partido político que o acompanhará de perto na prossecução dos seus objectivos económicos e sociais para o Concelho.

Tem, pois, José Carlos Alexandrino, as condições necessárias e meios políticos para ser o candidato melhor colocado para “chutar” o nosso Concelho para a frente. Não estamos perante uma questão de se gostar ou não do cabeça-de-lista ou de se gostar mais da rosa ou da laranja; trata-se, antes, de uma questão de se avaliar das reais capacidades desta ou daquela lista para resolver os problemas do Concelho, sem demagogias, facciosismos ou dependências emocionais.

Sendo assim, tenho de declarar que darei o meu voto a esta lista, com a esperança e a certeza de que a sua vitória será a melhor solução para o Concelho.

Não irei felicitar José Carlos Alexandrino no dia seguinte à sua vitória, identificando-me como um seu “indefectível apoiante”,que sempre surgem ao lado dos vencedores, mas muito gostaria de, mais tarde, o felicitar e de lhe agradecer pelo sucesso obtido, no Concelho, pela “equipe”que tão bem soube orientar!

Oliveira do Hospital 8 Sept 2009

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …