“A queda dos donos de Portugal” escreve o diário de referência espanhol El País sobre caso Sócrates

O jornal espanhol El País publica hoje um artigo intitulado ‘La caído de los amos de Portugal’ (‘A queda dos donos de Portugal’), no qual associa a detenção de José Sócrates, antigo primeiro-ministro, ao caso que envolve Ricardo Salgado, antigo líder do BES. O artigo aborda a detenção destas duas figuras que marcaram de forma indelével a política portuguesa entre 2005 e 2011.

O artigo, que conta com entrevistas a José António Saraiva, director do semanário Sol, e ao economista João Duque, fala na “colaboração Sócrates-Salgado” como “fundamental na contínua emissão de dívida pública” e recorda ainda também a condenação de Armando Vara, ex-ministro de Sócrates. Medina Carreira surge também referido no artigo.

Sobre Ricardo Salgado que controlava o entretanto dividido ao meio BES, o El País refere-se-lhe como o Dono Disto Tudo e faz também referência ao “juiz Alexandre”, descrevendo-o como o homem que, em quatro meses, acabou com a “fama daqueles tempos alegres”.

A detenção de José Sócrates, entretanto colocado em prisão preventiva, tem sido assunto na imprensa internacional, mas a abordagem de um dos mais credíveis jornais espanhóis destaca-se pela especial atenção que coloca nas relações que Sócrates teria com Salgado.

LEIA TAMBÉM

Autarca de Oliveira do Hospital tem muitas dúvidas sobre a capacidade de se fazer cumprir lei de limpeza da floresta

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que nenhum concelho vai conseguir …

Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o …

  • Erasmo de Roterdão

    Convencidos disso andavam..! Quando se diz que prejudicam, na vida empresarial, quem não lhes apara os “golpes”, só pode ser quem está mesmo convencido disso..! E o Mário Soares, que devia ter sido o 1º , o Alemão ainda anda a chorar os 50 mil contos do aeroporto de Macau, que recebe uma casa dada pela Câmara de Lisboa e arrenda uns quartos à Presidência da Républica por 5 mil euros, mês, que de certeza foi a Évora em carro do Estado e motorista pago por nós, vai lá dar uma de “rapariga séria”..! As “referências morais” do “Estado a que isto chegou”!!!!!!!!!

    • Quem

      Orgasmo mal parido de roterdão, tu tens uns tiques alto lá com eles, essa prepotência abana tudo. Porque não voltas lá para cima mas nas condições e que aqui aterras te.

      • Politicalex

        Não gostas que o Erasmo vos diga o que toda a gente sabe? Lê o livro do RUI MATEUS,fundador do PS e companhon de route do Mário Soares, que ele explica tudo…Num País a sério essa gente estava toda dentro…Fundou o partido a pedido fez a fonte Luminosa a pedido e financiada.Vai à net. Está lá tudo.Não é preciso o Erasmo. O maior cego é o que não quer ver…

        • Quem

          Sevandija, mantém-te sossegadito, vai á NET ? Sabes uma coisa só vou porque o país ainda é livre, sei que gostavam de ver isto como CUBA ou Coreia. Tu para mandares ler um livro ainda tens muito que caminhar.

          • Politicalex

            Oi!!! Isso cada dia se vende mais mal.Cuba com esses defeitos todos exporta saber para o Mundo inteiro. O Mundo inteiro vai a Cuba para se curar…Vê se arranjas uns argumentos, cá da terra. Já nem em conversa vos safais…Já meteis dó. Então o Sócrates Já não sabia, há uma semana, que ia ser preso..? O segredo de justiça não jogou sempre, a favor do PS? O almoço com o Pinto Monteiro, não sabes para que foi..? Foi para o convencer que era melhor entregar-se.Sócrates sabia muito bem que ia ser preso.. Há alguém, no PS, que não saiba tudo o que precisa saber? O PS,tem de discutir-se é se é um partido ou uma associação de malfeitores…E, ainda têm lata para se reunir em congresso..! O Povo vai dar-vos a resposta…Vamos ver quantos sobram..limpos..!

          • Guerra Junqueiro

            A cúpula socialista, é efectivamente uma seita. Só não vê quem não quer.
            Vamos ver se a seita é mais forte do que a justiça? Até aqui sido.

            Cumprimentos
            Guerra Junqueiro

  • Triste Pais

    Não se metam com os “Xuxas”…Eles sabem bem do que falam. Sócrates, vai sair como Herói Nacional. Ontem, reuniram “as cúpulas “do Estado a que isto chegou”. Decidiram “rodar” os juízes..!!! Mais não digo..! Triste País…Depois não venham dizer que somos uns detratoes da imagem das pessoas..! Ou o Povo abre os olhos, ou Salazar vira um homem de esquerda..!

  • Erasmo de Roterdão

    O Supremo Tribunal Administrativo impugnou a eleição de António Costa para Presidente da Área Metropolitana de Lisboa, ocorrida em Novembro de 2013.O Tribunal Administrativo de Lisboa tinha dado razão a António Costa…! É só para o pessoal saber e meditar…Há por ai quem pense que estas coisas são à vontade do freguês…

  • Triste Pais

    Atentem no meu comentário de ontem e nas notícias das últimas 24 horas. Mário Soares visitou na cadeia, em dia não destinado, sendo que não é ilegal.Disse o que disse da justiça, sendo quem é..! Sócrates fez chegar uma carta aos jornais, o que é pouco normal,naquelas condições…Proença de Carvalho diz que o juíz já devia ser Desembargador mas, não quer, porque ali, tem mais poder. O Coronel Sousa e Castro vem dizer que é: “O Juiz da Farinheira”. O pessoal do PS não se cala em tudo o que é Twiter e facebook com os casos que envolvem a direita. O advogado diz que vai pedir o Habeas Corpus,normal. Cá para mim, Sócrates vai ter Habeas Corpus, isto é, vai ser libertado,e, a correr mal, pena suspensa. Nada me admira a ilibação. Entretanto, estranhamente, do empresário Santos Silva e do motorista, ninguém fala..! Não são eles, também, inocentes e vitimas da “cabala”..? Assim vai Portugal…E se deixassem a justiça fluir..?

  • Politicalex

    O que nos vale é que os “Xuxas” são defensores das mais amplas liberdades democráticas. E não gostam de julgamentos de praça pública. Ouvindo o Dr.Mário Soares, ontem,até parecia que o criminoso era o Juiz Carlos Alexandre.,..e mandou recado..! Costa, ouvido nas escutas do caso Casa Pia, dizia: “Estou-me cagando para o segredo de Justiça”. Sócrates, na 5ª Feira, já tinha feito o chekin, perdeu o dinheiro do bilhete, mas, não embarcou..! Porquê? Não houve violação do segredo de justiça? Pinto Monteiro, o que mandou arquivar o Freeport e cortar as escutas do Face Oculta, almoçou com Sócrates, na 3ª feira da semana passada..! Foi para falar das inundações de Lisboa? Agora querem absolver Sócrates na praça Publica e pressionar a justiça. Um autêntico golpe de Estado…E dizem-se democratas e de esquerda…Olha se não fossem? O que tem de bom é que, denunciando-se e pressionando, uns contra os outros, pode ser que, finalmente, se faça justiça…

  • Triste Pais

    Tal como informei, ontem: “Governo retira grandes processos a juiz Carlos Alexandre”..! A democracia do “Socialismo em Liberdade” ..! Para a semana contem com o Habeas Corpus” a Sócrates..! A ida do “velhinho” e as “bocas” em Évora, foram a feijões..?

    • Vergonha

      Vergonha das vergonhas!!!
      Ao que se chega, quando trabalham bem e depressa, são afastados.

  • Explica para Mim

    Explica para mim: O que é que essas “alminhas”, do PS, nos vão dizer no congresso..? Neste País , alguma vez mais, alguém os vai levar a sério..? Eu Achava bem que fizesse aquele filme inicial, com as escutas do processo Casa Pia e os muitos documentos financeiros dos processos que envolvem Sócrates…Depois, debaterem duro…

  • comuna

    Os do PS devem dizer melhor do que o Jerónimo de Sousa que afirmou que “o mundo está pior após a queda do muro de Berlim”!
    Enfim, os comunas no seu melhor…

    • Explica para Mim

      E ainda não deste conta..? Para os que sacaram até nos levar à fal~encia, de facto, é capaz de estar melhor…Se vergassem a mola como o Povo davam-se conta da diferença…

      • Xupa á mim

        Só para te dizer que a maioria dos comodistas não são operários e afins são FP. aquilo que tu sacas-te não dizes nada, cisco nos olhos dos outros é mais fácil.

  • Politicalex
  • Politicalex

    OUTRA PÉROLA!!!!!!!! Atenção:Até prova em contrário, presume-se a inocência…

    http://sol.pt/noticia/119342/Primeira-pagina-do-SOL

  • Guerra Junqueiro

    Prisões, Partido Socialista e maçonaria
    O director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais – que tutela o Estabelecimento Prisional de Évora onde está detido preventivamente, na ala feminina sob o n.º 44 – o ex-primeiro-ministro José Sócrates, é Rui José Simões Bayão de Sá Gomes, que foi secretário de Estado da Administração Interna no primeiro Governo Sócrates (2008-2009), é membro da Loja Século XXI (Lisboa) da maçonaria do Grande Oriente Lusitano, e foi «director de serviços em área operacional do Serviço de Informações e Segurança (SIS)» de 1997 a 2006.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

    • Combate

      Na ala feminina..? Pois… aquela semana, no Brasil, com o Diogo Infante, tinha que ter consequências..! “Diz-me com quem andas”…Pelos vistos, lá em Évora, já sabiam da viagem…Não há “virtude” que o homem não tenha…

      • Prevenir a Tentação

        Os gajos do avental fizerem muito bem em o meterem na jaula das mulheres…na dos homens ainda se tomava de amores por algum Cabo da Guarda,violava o Cabo e acabava com mais a acusação de violação….outro risco era morrer sufocado por engolir tanto brioche….

    • Politicalex

      Para dizer que, o 44, só não janta lagosta, diariamente, se não quiser… estou certo ou estou errado..?

  • Guerra Junqueiro

    Mário Soares vai ao congresso arriar a giga…

    A notícia passa em rodapé televisivo: Mário Soares vai ao congresso do PS. Que vá, que vá…

    P.S. Parece que não vai falar oficialmente. Ontem disse que ia ficar “caladinho”. Talvez fique e não vá ao palanque, mas não vai resistir a comentar offreco, cá fora, o que se passa no ep do recluso 44…que “foi tratado como um cão”, sem a honra devida a um antigo primeiro-ministro e que no seu entendimento de usufrutuário das prebendas permanentes, continuará também a usufruir do estatuto para além do cargo.Soares lembrou que “também sou jurista” embora se suspeite que não pegue num livro de direito há mais de quarenta anos…

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • PS anti-sócrates

    no i online

    O ex-deputado do PS Henrique Neto não ficou surpreendido com a detenção do ex-primeiro-ministro. “Há anos que esperava que isso acontecesse. Os indícios eram mais que muitos”, diz ao i o ex-dirigente socialista.

    Neto lamenta que muitos socialistas “fechem os olhos” e tenham uma” reacção irracional” ao caso que envolve o ex-líder do PS. “As reacções de alguns socialistas são irracionais. Há muitos socialistas que não querem conhecer o que se passou. Fecham os olhos, porque estão moral e eticamente metidos nestas desgraças”.

    • Politicalex

      Ainda tem alguns PSs que conseguem discernir..Infelizmente, são bem poucos…

      • Guerra Junqueiro

        Passos Coelho é suspeito de ter metido umas facturas de almoços numa ONG há vinte anos. Sócrates é acusado ser corrupto enquanto primeiro-ministro. Para os mesmos comentadores o caso Tecnoforma revela “falta de carácter de Passos Coelho”. O caso Sócrates revela “um problema de regime do país”. Os mesmos comentadores.

        Cumprimentos
        Guerra Junqueiro

  • Malhão

    Malhão, triste malhão-

  • Malhão triste malhão

    Malhão do inquerito

  • Guerra Junqueiro

    O PS foi fundado em abril de 1973 e meses antes, dezembro de 1972, Mário Soares foi à loja maçónica parisense Compagnons Ardents pedir apoio para a luta política contra a ditadura.
    O texto de Soares, inédito, foi ontem revelado no CCB, na apresentação de mais um livro do “pai fundador” PS, que reúne, como o título indica, “Cartas e Intervenções Políticas no Exílio”.
    No texto, Soares não ignorou o PCP de Álvaro Cunhal, um partido “de tipo estalinista, muito fiel a Moscovo, e aprovou sem hesitar a invasão da Checoslováquia pela União Soviética”.
    Soares fez-se então maçom mas depois nunca mais voltaria a ter participação na obediência.

  • Politicalex

    “Aqueles para quem na política vale tudo, não valem nada politicamente”- Ferro Rodrigues no congresso do PS

    Assim se julgou Sócrates, que ninguém defende, porque todos sabem culpado.E já ficou o recado para os mais que eles bem sabem que vão cair nas malhas da lei. Se Sócrates é, ou fosse inocente, como se compreenderia este abandono na sua defesa? Se o PS se envergonha da sua história(motivos não lhe faltam), como ousa prometer-nos um futuro..? Baseado em quê? Isto é respeito pelos Portugueses e por Portugal? Haverá partido com tantos militantes para quem vale tudo na política, como o PS::? 20% do governo de Sócrates está condenado ou a aguardar julgamento, incluindo o próprio.Serão estes senhores a solução..?