“A Região do Dão e a Diplomacia Económica” é tema de conferência na Casa da Cultura César Oliveira

 

O professor universitário José Albuquerque Martins vai estar, no próximo sábado, em Oliveira do Hospital, para apresentar os resultados de uma consulta a várias embaixadas portuguesas, que foram questionadas sobre o seu contributo na difusão do vinho do Dão e da região nos países onde se localizam.

Integrada na programação da XIX Festa do Queijo e outros produtos locais de qualidade, a conferência designada por “A Região do DÃO e a Diplomacia Económica. Apoios, Promoção e Produção” é organizada pela Associação para a Promoção da Região do Dão – APRDÃO com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Desde o passado que a vinha e o vinho se encontram na base do rendimento de muitos milhares de famílias em todo o mundo. Portugal conta, actualmente, com cerca de 145.000 explorações.

Após uma profunda transformação registada após a adesão do País à actual União Europeia, o sector está a iniciar um momento de viragem, pautado pelo fim anunciado dos fundos comunitários e pela necessidade dos produtores e as organizações que os representam, se terem de preparar para novos desafios.

Com base nesta realidade, a APRD pretende saber qual tem sido a estratégia diplomática portuguesa na divulgação do vinho do Dão além fronteiras.

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Notas conclusivas. Autor: Renato Nunes.

Quando Cid Teles faleceu, em 2009, tinha já completado a provecta idade de 98 anos. …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Na imprensa. Autor: Renato Nunes

Se compulsarmos o arquivo de A Comarca de Arganil, que já foi parcialmente disponibilizado em …