“Abril no feminino” entre as comemorações dos 40 anos do 25 de abril

Às portas do 25 de abril são várias as iniciativas destinadas a comemorar a revolução dos cravos. Hoje, às 21h00 tem lugar a tertúlia “Abril no feminino”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Esta é a apenas uma das ações programadas pela autarquia oliveirense para assinalar os 40 anos do 25 de abril de1974. O pontapé de saída aconteceu com a inauguração da exposição “40 anos a festejar Abril” na Biblioteca Municipal. Por estes dias, outras são as exposições alusivas à efeméride – “Uma revolução em marcha: o 25 de Abril nas ruas”, “Cartazes de Abril”, “32 anos, 32 perguntas”, “Retratos de um dia” e “Cartazes da revolução”- bem como outras iniciativas, como provas de pedestrianismo e atletismo sendo até esperada a presença de Carlos Lopes na manhã de 25 de abril.

Momento alto das comemorações será a sessão solene comemorativa que terá lugar pelas 10h30, logo depois do hastear das bandeiras, no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde será dada a palavra aos partidos com representação na Assembleia Municipal. Na ocasião, o coro infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz interpretará o tema “Somos livres”.

Novidade nas comemorações de abril em Oliveira do Hospital é o Festival das Artes do Fórum das Comunidades estrangeiras que vai decorrer, de 25 a 27 de abril, na Casa da Cultura César Oliveira.

Das comemorações também faz parte o tributo a Zeca Afonso “Que a voz não te esmoreça”, pela Tuna Recreativa Penalvense, Ohphicina das Artes, Estotuna D’Espital e convidados. O concerto terá lugar dia 27 de abril, pelas 15h30, na Casa da Cultura César Oliveira.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve em Coimbra autor de crimes de homicídio, na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …