“Abril no feminino” entre as comemorações dos 40 anos do 25 de abril

Às portas do 25 de abril são várias as iniciativas destinadas a comemorar a revolução dos cravos. Hoje, às 21h00 tem lugar a tertúlia “Abril no feminino”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Esta é a apenas uma das ações programadas pela autarquia oliveirense para assinalar os 40 anos do 25 de abril de1974. O pontapé de saída aconteceu com a inauguração da exposição “40 anos a festejar Abril” na Biblioteca Municipal. Por estes dias, outras são as exposições alusivas à efeméride – “Uma revolução em marcha: o 25 de Abril nas ruas”, “Cartazes de Abril”, “32 anos, 32 perguntas”, “Retratos de um dia” e “Cartazes da revolução”- bem como outras iniciativas, como provas de pedestrianismo e atletismo sendo até esperada a presença de Carlos Lopes na manhã de 25 de abril.

Momento alto das comemorações será a sessão solene comemorativa que terá lugar pelas 10h30, logo depois do hastear das bandeiras, no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde será dada a palavra aos partidos com representação na Assembleia Municipal. Na ocasião, o coro infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz interpretará o tema “Somos livres”.

Novidade nas comemorações de abril em Oliveira do Hospital é o Festival das Artes do Fórum das Comunidades estrangeiras que vai decorrer, de 25 a 27 de abril, na Casa da Cultura César Oliveira.

Das comemorações também faz parte o tributo a Zeca Afonso “Que a voz não te esmoreça”, pela Tuna Recreativa Penalvense, Ohphicina das Artes, Estotuna D’Espital e convidados. O concerto terá lugar dia 27 de abril, pelas 15h30, na Casa da Cultura César Oliveira.

LEIA TAMBÉM

Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de afogamento após cair para …

Altice reforça investimento na Guarda que garante cobertura de cerca de 70 por cento do concelho com fibra óptica

A Altice Portugal  vai realizar a segunda vaga de investimento no interior do país em …