Primavera

Acaba amanhã o Inverno mais quente dos últimos 18 anos, chega a Primavera, mas com tempo de invernoso

A Primavera começa no domingo, às 04h30, mas com tempo de Inverno. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para domingo, aguaceiros, com possibilidade de trovoada e queda de granizo, no continente, podendo nevar acima dos 1.200 a 1.400 metros.

A Primavera, no hemisfério norte, prolonga-se por 92,79 dias, até ao próximo solstício, a 20 de Junho, às 23h34, que marca o início do Verão, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da Primavera, no hemisfério norte, e do Outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo: 12 horas.

Este Inverno, que agora termina, foi, segundo o boletim climatológico sazonal, publicado pelo IPMA e que abrange apenas Portugal continental, muito quente e normal em termos de chuva. O IPMA refere que a temperatura média, nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi 10.90ºC, mais 1.25ºC que o normal. O Inverno 2015-2016 foi, de resto, o terceiro mais quente desde 1931 e o mais quente dos últimos 18 anos. O relatório refere ainda que o valor médio da quantidade de chuva, no mesmo trimestre, foi 414.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Deputado do PS Santinho Pacheco defende encaminhamento de doentes renais de Seia e Gouveia para Viseu

O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo circulo eleitoral da Guarda, anunciou hoje que questionou …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …