Primavera

Acaba amanhã o Inverno mais quente dos últimos 18 anos, chega a Primavera, mas com tempo de invernoso

A Primavera começa no domingo, às 04h30, mas com tempo de Inverno. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para domingo, aguaceiros, com possibilidade de trovoada e queda de granizo, no continente, podendo nevar acima dos 1.200 a 1.400 metros.

A Primavera, no hemisfério norte, prolonga-se por 92,79 dias, até ao próximo solstício, a 20 de Junho, às 23h34, que marca o início do Verão, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da Primavera, no hemisfério norte, e do Outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo: 12 horas.

Este Inverno, que agora termina, foi, segundo o boletim climatológico sazonal, publicado pelo IPMA e que abrange apenas Portugal continental, muito quente e normal em termos de chuva. O IPMA refere que a temperatura média, nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi 10.90ºC, mais 1.25ºC que o normal. O Inverno 2015-2016 foi, de resto, o terceiro mais quente desde 1931 e o mais quente dos últimos 18 anos. O relatório refere ainda que o valor médio da quantidade de chuva, no mesmo trimestre, foi 414.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …