Academia de Música OHphicina das Artes assinala o final do ano lectivo com “Audição de Verão” em Penalva de Alva

A academia de música OHphicina das Artes — parte integrante da Associação Cultural de Oliveira do Hospital (ACOH) — vai assinalar no próximo domingo, a partir das 15h00, no parque da Sociedade Music Festival Poster Template_2_cmykRecreativa Penalvense, em Penalva de Alva, o final de mais um ano lectivo, com a habitual “Audição de Verão”. Esta audição visa promover a apresentação do trabalho realizado pelos alunos e professores da academia de música, num espírito de convívio entre os elementos da comunidade educativa da OHphicina e conta com o apoio da Sociedade Recreativa Penalvense, que tem colaborado activamente com a ACOH.

No ano lectivo 2015/16 a OHphicina das Artes contou com a colaboração de sete professores de música, responsáveis pela orientação de cerca de 120 alunos de diferentes faixas etárias. Para além das aulas individuais de instrumento (piano, violino, violoncelo, guitarra clássica, guitarra eléctrica, viola baixo, bandolim, cavaquinho, canto e bateria), a academia teve em funcionamento aulas de teoria e formação musical, bem como uma orquestra de cordas, um ensemble de guitarras e um coro, de frequência gratuita. A escola, asseguram os responsáveis, tem vindo a ser procurada por alunos em preparação para concursos de acesso a cursos profissionais e superiores de música.

A OHphicina das Artes, que assinala o seu sétimo ano de funcionamento, deu continuidade aos acordos estabelecidos com instituições internacionais como a ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music) e a Rockschool. Na sequência do acordo com a ABRSM, a academia recebeu recentemente o organista, pianista e maestro Richard Dunster-Sigtermans, que avaliou positivamente o desempenho musical dos 16 alunos candidatos a exames entre o 1º e o 6º graus. No âmbito da música conotada com o universo do Pop e do Rock, a academia apresentou cinco alunos a exame da Rockschool, em colaboração com a “EMRL”, escola de música sediada em Mangualde.

“O ensino da música é, com efeito, a actividade central da ACOH que, todavia, tem procurado intervir unnamed3construtivamente na vida cultural da cidade e do Concelho por meio de outras 13521816_1282194995142696_326955504_niniciativas, muitas vezes em colaboração com outras instituições. O final do 1º período lectivo foi assinalado com uma audição solidária (a favor do núcleo Centro da ACREDITAR, Associação de pais e Amigos das Crianças com Cancro) realizada em Travanca de Lagos, em parceria com a Liga de Iniciativa e Melhoramentos desta localidade. O início de 2016 foi marcado pela apresentação formal da ACOH à comunidade, iniciativa pontuada pela realização de um debate subordinado ao tema “Cultura em Diálogo”. Este debate, realizado no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, contou com a participação de vários oradores oliveirenses activos nas áreas da cultura, do turismo, da comunicação e do associativismo”, explicam os responsáveis daquela organização.

unnamedNa área da formação, destacam, a realização do workshop “À descoberta da voz falada”, orientado por Joana Lisboa, professora de canto da unnamed2OHphicina das Artes. O final do segundo período lectivo foi marcado com três audições de alunos, realizadas na Casa da Cultura César Oliveira. Os primeiros meses de 2016 foram também pontuados pela organização de vários “Quizzes Culturais”, levados a cabo em espaços de restauração da cidade. Em Junho, a ACOH apoiou a apresentação da opereta “Bastien e Bastienne”, levada a palco no teatro da unnamed5Sociedade Recreativa Ervedalense.

 

 

Um novo ano em preparação

A OHphicina das Artes encontra-se já a preparar as actividades para o ano lectivo 2016/17. Está já prevista a realização de acções de formação em diversas áreas do conhecimento, a apresentação de uma exposição de artes plásticas com obras de autores concelhios e a promoção de espaços de discussão e partilha sobre as diversas temáticas que constituem o objecto de acção da Associação Cultural.cartaz-quiz-mini-copy copy

As inscrições para a academia de música encontram-se abertas desde 15 de Junho. Dada a tendência para o aumento do número de alunos verificado nos últimos anos, a ACOH está também a recrutar professores de música. Os interessados poderão entrar em contacto através do endereços de e-mail [email protected].

LEIA TAMBÉM

Caça praticamente proibida no concelho de Oliveira do Hospital até Maio de 2018

A caça está proibida até 31 de Maio de 2018 nas zonas consumidas pelos fogos, …

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …