ADI lança estímulos à realização de compras no comércio local (com vídeo)

Está em curso mais uma campanha de incentivo à realização de compras no comércio local dos centros urbanos de Oliveira do Hospital e Tábua. Ao sorteio de Natal e ao concurso de montras, os municípios associam uma vasta programação natalícia.

Em plena quadra natalícia, o mote “Cá compra, cá fica” volta a ser usado pela Agência para o Desenvolvimento Integrado (ADI) de Oliveira do Hospital para incentivar à realização de compras no comércio local dos dois centros urbanos. Associado ao slogan está a aposta da ADI na reedição do Sorteio de Natal que, este ano em Oliveira do Hospital, chega a bater record no número de lojas aderentes, num total de 153. “Nunca tivemos um número tão elevado, o que atesta o sucesso da operação”, comentou esta manhã o presidente da ADI, durante a conferência destinada à apresentação da programa natalício e que teve lugar em pleno centro urbano da cidade de Oliveira do Hospital, no café Colcurinho.

José Francisco Rolo revelava-se assim satisfeito pela resposta positiva que o comércio dá à iniciativa promovida pela ADI que, no conjunto de 10 prémios, reserva a atribuição de 2800 Euros em vouchers de compra temáticos – viagens, informática e telecomunicações, por exemplo – que devem ser reinvestidos no comércio local. “É um estímulo à realização de compras no comércio local de Oliveira do Hospital”, considerou José Francisco Rolo.

Para além do sorteio que decorre de 9 de dezembro a 9 de janeiro, a ADI promove igualmente o concurso de montras de Natal que reserva atribuição, aos três primeiros classificados, de 300 Euros em publicidade, nos órgãos de comunicação social concelhios. “Estão a concurso 22 montras”, referiu o responsável que atendendo àquele que é o esforço financeiro da ADI na promoção destas iniciativas, não deixou de criticar a carga de impostos que a atribuição de prémios faz recair sobre a agência. “Dos 2800 Euros em prémios, 1200 Euros vão para impostos”, referiu, notando que “ainda assim, a ADI dinamiza eventos para atrair pessoas e levá-las a fazer compras no comércio local.

Pelo segundo ano consecutivo, a ADI volta a apostar num filme de apelo à realização de compras no comércio local. À semelhança do que aconteceu em 2012, José Francisco Rolo espera que o spot assuma um efeito “viral” nas redes sociais. A contribuir esta a escolha do pequeno Guilherme, protagonista do filme, que apela à realização de compras em Oliveira do Hospital e Tábua e desencoraja a corrida desenfreada aos “shoppings”.

No conjunto, o investimento da ADI nas operações que realiza em Oliveira do Hospital ronda os seis mil Euros.

“Temos tão bons produtos como outro local qualquer”

Tal como em anos anteriores, à iniciativa da ADI associam-se os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, responsáveis pela animação natalícias. “Natal Gerações”, “Torneio de Natal Solidário”, animação de rua e em espaços públicos são algumas das iniciativas previstas para o centro urbano de Oliveira do Hospital onde a vereadora da Educação e Cultura assegura existirem todas as condições para comprar prendas de Natal e passear pela cidade que, a partir do dia 9 de dezembro, já conta com iluminação alusiva à quadra festiva. “Fiquem em Oliveira do Hospital e aproveitem o pacote cultural”, desafia Graça Silva, notando que por cá “temos tão bons produtos, como outro local qualquer”. “Quem gosta do concelho, faz compras em Oliveira do Hospital”, constata a responsável.

“A ideia é dar vida ao comércio, à cidade e aos munícipes”, disse também o vereador do desporto Nuno Ribeiro centrando elevadas expectativas em torno da iniciativa solidária “Pais Natal em Movimento” que se traduz num encontro natalício que envolve caminhada, corrida e BTT e que destina a angariar alimentos para o Banco de Recursos Sociais.

“Tábua não podia deixar de se associar”, referiu, de igual modo, a vereadora da Câmara Municipal de Tábua, Ana Paula Neves, dando conta de que também aquele município acolheu a iniciativa da ADI de realização do Sorteio de Natal, que conta com 100 lojas aderentes ( em 2012 foram 84) e reserva a atribuição de oito prémios no valor de cerca de 1000 Euros. Igualmente movida pelo propósito de “dar vida ao comércio local”, Ana Paula Neves deu ainda a conhecer o programa natalício do qual vai fazer parte o concurso de árvores de natal, exposição de postais de natal e marcadores, desfile de pais natal, a presença do comboio no centro urbano, corrida de S,. Silvestre, sessões de cinema para todos os alunos e o concerto de aniversário do coro polifónico, no dia 12, que encerra as festividades naquele município. Tudo isto porque “temos em Tábua tão bom comércio, como em Coimbra ou em Viseu”. “Cá compra, cá fica”, reforçou a vereadora.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …