ADIBER levou 40 alunos ao Parlamento Europeu

A iniciativa foi promovida pela ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, no âmbito do projecto “Escolas da Beira Serra Sem Fronteiras” e contou com o apoio das Câmaras Municipais de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua.

O projecto – conforme nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com – consistiu em proporcionar aos jovens o conhecimento de outras realidades socioculturais, possibilitando o contacto com novos desafios. Acompanhados por responsáveis da ADIBER e vereadores dos quatro municípios, alunos e professores visitaram as instalações do Parlamento Europeu, nomeadamente o Hemiciclo, tendo participado numa sessão informativa sobre a actividade parlamentar desenvolvida, modo de funcionamento e de articulação das várias instituições Europeias.

Na visita, a comitiva teve ainda a oportunidade de contactar com o euro deputado Joel Hasse Ferreira, considerada como enriquecedora, pelo facto de permitir conhecer de viva voz o trabalho que os deputados desenvolvem no Parlamento Europeu, qual o seu dia-a-dia e quais as repercussões da sua actividade na vida dos cidadãos europeus. Na ocasião, foram abordadas as temáticas mais pertinentes associadas à agenda da UE e outras questões relativas à cidadania e construção europeias.

A deslocação ao Parlamento Europeu foi complementada com visitas às cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, promovendo deste modo o conhecimento próximo com a cultura e história da Bélgica, sua importância geo-estratégica na Europa, reforçando deste modo os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas suas Escolas. Numa segunda fase do projecto, que agora se inicia, os alunos participantes terão de elaborar relatórios e trabalhos que reportem as suas experiências.

No apoio e acompanhamento permanente que foi dispensado a toda a comitiva, a ADIBER destaca o papel de João Ramalhete de Oliveira do Hospital e das famílias de Arménio Figueiredo e António Costa, ambos de Arganil.

 

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …