AGIR organiza 1ª Prova Inter-Escolas Cross Country

“Evita sarilhos, escolhe os teus próprio trilhos” é o lema da mais recente iniciativa do projecto AGIR na área da Educação para a Saúde. Trata-se da 1ª Prova Inter-Escolas Cross Country destinada aos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho e da EPTOLIVA e, com realização prevista para o próximo dia 21 de Fevereiro, na pista de cross localizada junto ao recinto da feira municipal.

Na sessão de apresentação da prova, realizada esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal, a responsável pelo projecto AGIR enquadrou a iniciativa na “promoção de hábitos de vida saudável” junto da comunidade escolar.

“Queremos mobilizar os jovens e sensibilizá-los para a importância da ocupação dos tempos livres com exercício físico”, realçou Ana Camacho, sublinhando que a prova se realiza ao domingo com o objectivo de também mobilizar os pais dos alunos e a comunidade em geral.

Para a realização desta prova, o projecto AGIR conta com o apoio da Câmara Municipal, Centro de Saúde, IPSS, Agrupamentos de Escolas e Juntas de Freguesia. Ana Camacho destacou ainda o papel do ginásio Extreme de onde partiu a ideia para a realização da prova. “Abraçámos a sugestão porque a enquadramos dentro da nossa área de actuação de Educação para a saúde”, adiantou a técnica responsável pelo projecto AGIR, referindo ainda que, também o Instituto Português da Juventude (IPJ) vai colaborar na iniciativa, ficando até o seu representante responsável pela entrega das medalhas aos três primeiros classificados de cada escalão.

Sobre o slogan “Evita sarilhos, escolhe os teus próprios trilhos”, Camacho explica que o mesmo visa alertar os jovens para a necessidade de “serem responsáveis e tomarem as suas próprias decisões, evitando sarilhos”.

A iniciativa valeu a apreciação positiva do vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que elogiou o facto de a prova integrar um projecto mais amplo da Educação para a Saúde. José Francisco Rolo reiterou ainda a disponibilidade do município para continuar a apoiar o projecto AGIR e para “estimular os seus bons resultados”.

Também a vereadora do Desporto, Graça Silva, aplaudiu a existência de uma “actividade desportiva que envolve os jovens” e os incentiva a “evitar sarilhos”. A responsável aproveitou ainda para referir que, também o município vai promover a realização de actividades paralelas com vista à “promoção do desporto e envolvendo sempre a massa mais jovem”.

A medida agradou ainda a delegada de Saúde Pública de Oliveira do Hospital que, também, destacou o facto de a Educação para a Saúde implicar a prática de actividade física por parte dos jovens. “Seria impossível que a delegação de Saúde Pública se isolasse deste tipo de actividades”, verificou Guiomar Sarmento.

A participação dos alunos na 1ª Prova Inter-Escolas Cross Country está sujeita à inscrição junto dos respectivos agrupamentos de escolas ou Escola Profissional. De acordo com o calendário hoje apresentado, a prova decorrerá na manhã de 21 de Fevereiro. Para a tarde do dia 20 de Fevereiro, a organização reserva um período de treinos. Os participantes serão integrados, de acordo com as idades, nos escalões de iniciados, cadetes e juniores. A organização reserva medalhas para os três primeiros classificados de cada escalão, bem como diplomas de participação.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …