Agregação de freguesias: Presidente da Câmara reúne amanhã com presidentes de Junta

 

… agendou para as 15h00 de amanhã uma reunião com os 21 presidentes de Junta de Freguesia do concelho.

Desde a primeira hora contra a lei da reorganização administrativa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reitera a sua oposição à decisão do Estado de fundir freguesias.

À frente de um município que, por via da Assembleia Municipal, deliberou pela não pronúncia prevista pela lei, José Carlos Alexandrino continua a não aceitar a extinção de qualquer uma das 21 freguesias que compõem o concelho oliveirense, pelo que garante não estar disponível para baixar os braços.

“Quero reunir com todos os presidentes de Junta de Freguesia para definirmos uma estratégia de luta”, adiantou José Carlos Alexandrino ao correiodabeiraserra.com, garantindo tudo fazer para que a proposta da Unidade Técnica não seja aprovada na Assembleia da República.

Em causa está uma proposta que determinada a criação de cinco “uniões de freguesia” resultantes das agregações de S. Sebastião da Feira – Penalva de Alva, Vila Pouca da Beira – Santa Ovaia, Vila Franca da Beira – Ervedal da Beira, Lajeosa – Lagos da Beira e S. Paio de Gramaços – Oliveira do Hospital.

Para o encontro agendado para amanhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o autarca oliveirense convocou todos os presidentes de Junta de Freguesia e não apenas os cinco que vêem o futuro das autarquias que representam afetados.

“Neste processo sempre houve solidariedade entre todos”, refere Alexandrino que, espera poder contar com semelhante postura no sentido de evitar a extinção/ agregação de freguesias.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …