Agrupamento da Cordinha comemora centenário da Implantação da República

Entendendo que a proclamação da República na História Nacional conduziu “a uma profunda viragem na história de Portugal, lançando “os alicerces”da construção de um estado Democrático, norteado pelos valores de Liberdade, Igualdade e Cidadania”, o Agrupamento de Escolas da Cordinha definiu um conjunto de iniciativas que pretende levar a cabo, até ao próximo dia 5 de Outubro, data em que a efeméride assinala o primeiro centenário.

Na Cordinha, as comemorações têm início no próximo dia 5 de Fevereiro com a distribuição de flyers e separadores de livros para todos os alunos. No mesmo dia, um grupo de alunos, em contexto de sala de aula, explicará a todos os colegas os dados históricos mais relevantes da Implantação da República.

Durante o ano, haverá ainda lugar para a realização de exposições, visitas de estudo, dramatizações, exibição de filmes e documentários, bem como a realização de colóquios que contarão com a participação de destacadas figuras da História e da política nacional.

As actividades culminam no dia 5 de Outubro, com a publicação de uma edição especial do jornal da escola “na CORDINHAbamba”, inteiramente dedicada ao tema.

Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas da Cordinha pretende “não só criar oportunidades de revisitar a História, mas também divulgar os propósitos do centenário”.

Para o efeito, as comemorações terão uma dimensão mais direccionada para o aprofundamento do conhecimento e valorização do ideário republicano, dos valores que legitimaram o novo regime, dos acontecimentos e dos seus protagonistas.

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Amianto vai ser retirado da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, oposição critica “timing”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou ontem que assinou um contrato de adjudicação …