Após um longo interregno, motivado por deslocações constantes e prolongadas na minha actual actividade que não me permitiram... uma colaboração constante no "Beira Serra", aqui estou, de novo, a a reatar algumas crónicas com ligações a Oliveira do Hospital.

Ainda que com atraso…!

Há meses atrás, fui convidado pela Escola Secundária de Oliveira do Hospital para participar, como moderador, numa acção de formação/informação dirigida aos alunos da Escola, versando alguns temas de grande interesse relacionados com o Desporto. Quero desde já deixar claro que me surpreendeu muito agradavelmente a excelente organização da acção, de grande valor pedagógico, tendo como prelectores professores e treinadores radicados no nosso concelho, e mesmo alguns nascidos em Oliveira do Hospital.

E quero também manifestar o meu regozijo e admiração por todos os oradores, de muito boa qualidade, com trabalhos bem elaborados, fruto das suas vivências na área do Desporto, que proporcionaram umas horas de bons ensinamentos com jovens da Escola que, com toda a certeza, saíram enriquecidos com aquilo que ouvira e viram. Em boa verdade, prestaram a sua colaboração à Escola professores e treinadores de qualidades reconhecidas, que, de uma forma aberta, leal e construtiva deram uma grande lição do que pode valer o movimento associativo, quando todos procuram "empurrar o barco" para o mesmo lado… A minha admiração vai para o António Marques, treinador campeão no hóquei em patins (treina com jovens), para o Vítor Paulo que abordou o tema "Fair-Play", para o João Veloso, treinador de futebol (iniciação desportiva), para a Dra Margarida, psicóloga com alguma experiências bem curiosas relacionadas com o desporto, para o fisioterapeuta Tiago, especialista em lesões traumáticas, e para a Dra Eunice Azevedo pelo seu trabalho sobre a nutrição no desporto. Lá estarei de novo… Não quero terminar sem deixar uma nota importante: os prelectores eram todos naturais e residentes no interior do país, o que me vem dar razão quando afirmo que "já é altura de terem oportunidade para ficarem à frente dos clubes do nosso concelho".

Começamos a ter, nas nossas modalidades, nomeadamente no futebol, hóquei, basquetebol e natação, gente de excelente qualidade que apenas espreita uma oportunidade para mostrar o seu valor… Senhores dirigentes, dêem uma "chance" aos "nossos"! Se calhar, até são tão bons como os outros e, financeiramente, mais "compreensivos"!

Carlos Portugal

LEIA TAMBÉM

O ódio à escola. Autor: Renato Nunes

7h00. O despertador toca e Mauro enrola-se nos cobertores, assim que consegue silenciar o maldito …

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …