Al-Qaeda pode ser responsável por ataque que matou 12 pessoas num jornal francês

Os atiradores que hoje invadiram a redacção do jornal satírico Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas, deixando vários outros feridos, pertencem à Al-Qaeda, avança o jornal Le Parisien. Testemunhas garantiram ao diário francês que os três atiradores gritaram após o ataque que pertencem à Al-Qaeda, ao mesmo tempo que vociferavam: “Vingámos o profeta”. Segundo a televisão pública France Télévision, os membros da redacção do Charlie Hebdo estavam reunidos quando ocorreu o ataque dos três homens armados com ‘kalashnikov’ e lança-rockets.

Entre os 12 mortos contam-se dois polícias, três cartoonistas e o director do jornal. O número de feridos tem vindo a subir, situando-se agora em 20, dos quais quatro estão em estado grave.

O presidente francês, por seu lado, também já classificou o tiroteio como um “ataque terrorista”. “É um atentado terrorista, não há dúvidas”, disse em declarações aos jornalistas François Hollande, revelando que já foi convocada uma “reunião de emergência com todos os ministros” para discutir questões de segurança. “Os meios estão todos no terreno para garantir a captura dos agressores”, garantiu.

O presidente afirmou que a França “sabia que estava sob ameaça, como outros países do mundo” e que nas últimas semanas as autoridades desmantelaram planos para ataques terroristas no país. Hollande diz que essas ameaças existem porque França é “um país de liberdade”, acrescentando que “ninguém pode pensar que pode agir em França contra os valores da República”.

O jornal Charlie Hebdo tornou-se conhecido em 2006 quando decidiu republicar cartoons do profeta Maomé, inicialmente publicados no diário dinamarquês Jyllands-Posten e que provocaram forte polémica em vários países muçulmanos. Em 2011, a sede do semanário ficou destruída num incêndio de origem criminosa depois da publicação de um número especial sobre a vitória do partido islamita Ennahda na Tunísia, no qual o profeta Maomé era o “redactor principal”.

LEIA TAMBÉM

Solução para vinagres sem conservantes está nas películas à base de camarão ou de fungos

Já tinham descoberto uma forma de conservar os vinhos sem recurso à adição de sulfitos, …

Universidade de Coimbra desenvolveu modelo matemático que poderá ter impacto “na cardiologia de intervenção”

Um modelo matemático que simula a libertação do fármaco a partir dos ‘stents’ de última …

  • António Lopes

    O vil atentado hoje ocorrido em França, deve merecer-nos uma reflexão
    profunda.Sensibilizam as palavras do director , agora assassinado:
    “Vale mais morrer de pé que viver de joelhos”. Para os “avençados da
    escrita”, também conhecidos por “vozes do dono” , espero que façam uma
    meditação profunda sobre a força e significado da frase.
    Se puderem, esforcem-se por “viver de pé”…

    • Guerra Junqueiro

      Sr Lopes;

      O engraçado vai ser ouvi-los dizer: «Je Suis Charlie.»

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Je Suis Lopes

    O obcecado Milhões e o agora seu amigo Pombo do Ervedal até de um acontecimento bárbaro se aproveitam para mandar bitaites. Sobre isso é que vocês os dois deviam meditar que queimam aqui diariamente as vossas energias a destilar ódio.

    Se o ridículo matasse. Já metem dó.

    • Guerra Junqueiro

      O Milhões é de Murça, Valongo. Os Pombos são do Ervedal.
      Bitaites são comentários sem fundamento. Quando não conseguir fundamentar um comentário, meto a viola no saco e vou à vida, que é o que outros têm feito, e é o que você devia fazer.
      Quando comentar fundamentadamente apareça, caso contrário, continue por aí a bitaitar, que me parece ser o que faz na vida.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Politicalex

    O que eu tenho lido é actas da Câmara, contratos, contas provadas com documentos.O que li foi uma crítica bem pertinente a quem faz do jornalismo uma forma de subsistência sem honra nem glória.Como muito bem foi dito “avençados e voz do dono”. Parece que alguém se sentiu… ainda bem. Acho que a ideia era mesmo essa. Isto é o que eu penso. Ver idosos abandonados nos silvados, idosos a morrer em cima das macas à espera de atendimento. Ambulâncias dos Bombeiros horas à espera para servirem de macas ou à espera delas. Por aqui, irresponsavelmente, brinca-se com o dinheiro, festa em cima de festa. Jornalecos de propaganda pagos com dinheiro publico. Se alguém alerta ou não se conforma… “destilam ódio”…Eu sei o que li em duas entrevistas de encomenda na Folha do Centro…Eu vi quem é que andou a querer criar filme sobre a vida pessoal do adversário. Já viste o Lopes falar da vida pessoal de alguém nos jornais..? Então não dá pena ver certos “jornalistas ” da praça..? Dos políticos ou festeiros, como queiras, já nem vale a pena…Não se enervem que o ano ainda agora começou…ódio têm aqueles que censuram quem se senta com os adversários… Até isso os incomoda… E era ele um Deus…imaginem se não fosse…

    O Marcelo Caetano é que tinha razão… Em condições normais, nem para criados de quarto…

    • lavar a cabeça a burros

      Ó Lopes agora já não te interessou assinar o comentário com o teu nome? Vai bardamerda. A malta conhece-te bem. Vender moral é contigo, mas o resto, enfim. Põe aí mais uns comentários com o o nome de Policitcalex ou com o raio que te parta que eu e a grande maioria das pessoas está-se bem nas tintas para o que tu dizes. Vomita lá mais um bocado de ódio vá, porque da minha parte ficas a falar sozinho com o Pombo.

      Passaste a vida a censurar a vida às pessoas que contigo conviveram e queixas de te quê afinal? Avança lá com uma candidatura se és homem que vais ver o que vales. Ganhas onde? No Vale do Ferro? Enxerga-te que da minha parte porque lavar a cabeça a burros gasta-se a água e o sabão.

      • Combantrin

        A coisa anda complicada, até sonhas com o Lopes…
        Tu és pessoa? É que a grande maioria que são como tu, não são pessoas, são parasitas. As pessoas trabalham para suportar os badamerdas, bardamerdas ou berdamerdas como tu.
        Com o preço da água, lavo-te a cabeça a seco.

        • palhaço

          Lopes, mais um heterónimo. É o Politicalex, o Combatrim, o Erasmo e o raio que ta parta. Tu gostas mesmo é de circo e passaste ao lado de grande carreira porque também já todos perceberam que és um grande palhaço.

          • Combantrin

            Combantrim seu animal. É um desparasitante para eliminar hospedeiros como tu.

      • Politicalex

        Pois… estou a ver que sim…Por isso é que o comentário é tão pequeno…!!! Já me tinham dito que vêm Lopes até no espelho do prato da sopa..! Nos corredores e gabinetes da Câmara sabia que andava lá o fantasma…No On-line ele costuma assumir-se e não costuma ser gago…Enquanto andaste a passear nos carros dele e a viver à grande, à custa dele, era um “Case Study”…agora é um “Bardamerda”… Eu que sei como ele rege deve estar fato de se rir..! Cuida-te por que acho que o teu contrato também já foi para a IGF…A gente sabe porque é que falais em ódio.Gostavam dele era para chular e para vos sentar na cadeira.Quando disse que era preciso juízo e trabalhar… virou um demónio…Por isso é que a gente cada vez gosta mais dele…Achas que o Lopes governa a vida com o ordenado de Presidente de Câmara..? SE ele o quisesse ser não era ele que lá estava? Não foi ele o convidado..? Provocai e depois, vejam lá se levam com ele…