Ala dos Namorados e Miguel Araújo nas festas do concelho de Seia

A Ala dos Namorados e Miguel Araújo, bem como espectáculos com a Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, constituem os principais atractivos do programa musical das Festas do Concelho de Seia nos dias 14, 15 e 16 de Agosto, no centro histórico da cidade. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

Esta segunda edição das Festas contará com cerca de setenta expositores, distribuídos pela Feira de Artesanato, a Mostra Empresarial, das Instituições Particulares e de Solidariedade Social e do restante associativismo, as tradicionais tasquinhas, com petiscos, oferta complementada com animação diária.

A feira abre no dia 14, pelas 18h00, com uma Arruada pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia, a que se segue os grupos de Bombos Zés Pereiras “Aikdoy” – Folgosa da Madalena e de Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia. Às 21h00. A anteceder o concerto da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, agendado para as 22h00, decorrerá a visita à feira pelas entidades oficiais.

No dia da Padroeira da Cidade, 15 de Agosto, o destaque vai para o programa religioso. Pelas 9h00 tem início a Arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguido do Percurso da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade. A Procissão de Receção dos Andores das povoações anexas terá lugar pelas 10h30, e a finalizar a manhã a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, às 11h. Durante a tarde, a Banda Filarmónica de Loriga fará um concerto junto ao mercado municipal, pelas 16h00, às 17h30 tem lugar a Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção. A festa religiosa termina com a habitual Procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção, às 18h30.

Na praça do Município, pelas 18h, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena abre a feira. Às 21h00, o grupo X&Y, um dos projetos musicais que participou na Mostra de Música Moderna de Seia (MMMS) do Festival de Artes, sobe ao palco 2, e às 22h30 o Ala dos Namorados atuam no palco principal.

No dia 16, a animação é proporcionada, a partir das 18h00, pelo Grupo de Concertinas do Rancho Folclórico de Paranhos da Beira e pelo Cantus Firmus. No palco 2, à semelhança do dia anterior, é a vez do projeto musical Above the Summit, outro dos grupos participantes na 3ª MMMS, que decorreu em maio. Às 22h00 está prevista uma largada de balões led e uma hora depois Miguel Araújo actua no palco principal. Durante os três dias, djs garantem a festa pela noite dentro. Na feira será ainda possível ver, no sábado e domingo, Estátuas Vivas, das 19h0 às 23h30.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio em Seia leva à retirada de 30 pessoas e EN17 cortada

Cerca três dezenas de pessoas foram hoje retiradas das suas habitações por precaução em aldeias do concelho de …

O regresso da chuva e queda da temperatura a partir de segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê o regresso da chuva a partir de segunda-feira …