PAMPILHOSA DA SERRA INSPIRA NATAL

Aldeia da Cabeça recebe o “Natal mais autêntico e ecológico do país”

A aldeia de Cabeça, concelho de Seia, vai acolher pelo segundo ano consecutivo, de 29 de Novembro a 4 de Janeiro, o evento “Cabeça, Aldeia Natal”. Trata-se, segundo os promotores, “do Natal mais autêntico e ecológico do país”, que passa por uma aposta na criação de cenários inspirados no imaginário de Natal na montanha, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente, onde apenas prevalece a tradição do presépio religioso, sem alusão ao Pai Natal.

“Depois da experiência francamente positiva do ano passado, a comunidade está empenhada na operacionalização da iniciativa, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão vestir a Aldeia de Natal, que este ano verá a sua área de abrangência alargada”, explica uma nota da autarquia de Seia. “Passear pela aldeia, que também é a primeira Aldeia Led do país e que por si só detém uma beleza única pela predominância do xisto, a que se conjuga uma decoração ecológica alusiva ao natal, como sejam grinaldas de folhas, corações concebidos com musgo e lã da serra da Estrela, estrelas feitas de desperdícios das florestas e a própria árvore de Natal, revestida a pinheiro natural e pinhas, é a proposta para uma viagem ao imaginário do Natal nesta Aldeia de Montanha”, continua a missiva, acrescentando que “a visita à aldeia é ainda complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da serra da Estrela”.

O evento é promovido pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Seia e as associações locais, com forte envolvimento da comunidade desta aldeia. O evento é financiado pelo Plano de Animação e Comunicação Buy Nature, apoiado pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – QREN.

LEIA TAMBÉM

Estudantes da FCTUC produzem combinado de fruta e algas 100 por cento natural, um alimento que promete ajudar os diabéticos e os intolerantes à lactose e ao glúten

Medronhos, amoras silvestres e algas são os ingredientes que constituem o Gratô, um produto alimentar …

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …