Aldeia das Dez à espera de milhares de pessoas na Festa da Castanha

A Festa da Castanha de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, espera atrair este fim-de-semana milhares de visitantes ao evento que vai decorrer no Santuário de Nossa Sr.ª das Preces, em Vale de Maceira. A festa realiza-se no sábado e domingo.

Constituindo-se como um dos principais cartazes turísticos da região no início do Outono, a Festa da Castanha começa no sábado à noite em Aldeia das Dez, a partir das 21h00, com um espectáculo de grupos culturais concelhios seguido de um típico magusto nocturno marcado para as 23h00.

Mas o grande dia deste evento, que se realiza na pitoresca aldeia localizada no sopé do Monte do Colcurinho, Serra do Açor, com vista privilegiada para a Serra da Estrela, está reservado para domingo. No centenário santuário, situado a uma altitude cerca de 700 metros e envolto por um verdadeiro jardim botânico dotado de grande biodiversidade de espécies florestais autóctones e exóticas, vão estar presentes mais de 70 expositores. A meio da tarde, às 16h45, é altura de os forasteiros se deliciarem com o sabor autêntico da castanha assada em caruma no tradicional magusto que é oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, a entidade que organiza este evento em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Investigação desenvolvida na UC melhora sintomas da doença de Huntington

Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de …

Já está de dieta a pensar no Verão? As aves não pensam o mesmo

De que forma a transformação em Portugal das zonas húmidas costeiras em arrozais está a …

  • autoconvencidos

    Festa senhor, festa senhores ,mais uma festa senhores.
    Tanto trabalho senhores, estou a suar senhores, poupem me senhores ,castanhadas não senhores, só geropiga seguida com dose de soro e branquinho .
    Senhor ajuda me a mais esta festa . Senhor senhor, porque não abandonas o concelho. Obrigado senhor por me ouvires . Bem haja senhoras e senhores da nobre casa chupa chupa por me dares a oportunidade de voltar a ensinar educação física, trabalhos manuais, sociologia, biologia , informática . Obrigado povo por nos pores a andaram. Obrigado senhor da castanha assada e da água pé

  • Um habitante da Kambra

    Então nada mais se ouviu da festa da castanha?Faltaram castanhas? Faltou a jeropiga?
    Faltou por acaso o grande mestre?Esta parceria com a Câmara parece que deu poucos frutos.
    Tanta cagança (da Câmara) para tão pouca festança e falança….

  • Combate

    O subsídio nem foi mauzito..! “Senhores avençados da Kembra”: Para ver se deixam o Sr.António Lopes em paz,sou a informar-vos que o “GC”-Grupo de Combate, janta hoje.Mais vos informo que é em casa de um Presidente de AF. Apareçam.Temos todo o gosto em lhe entregar os nossos cartões de visita. Combate, Politicalex, Adjunto de Ordens, Explica para Mim, Guerra Junqueiro e mais os avulsos (secretos)…!

  • Sr. Viegas

    Venho aqui, protestar veemente, contra o esquecimento de que fui vitima. Então o Grupo de Combate vai jantar hoje e não convidam aqui o Sr. Viegas? O FightClub anda desorganizado!

    • Combate

      Isto, hoje, é só para o Estado Maior ou comité de luta, como queira.Vamos decidir um alargamento de âmbito.No próximo pode ser que seja um dos “eleitos”…

  • Politicalex

    “Avençados da Kembra”: Afinal correu-vos bem.Por motivos de “força maior” o local da “vatapação” teve que ser mudado à última hora.. Como lá apareceram dois altos dignitários da “Kembra” ou ligados, não tenho nenhuma dúvida que o Alex o soube em directo…Agora chamai-me Lopes..!

    • Explica para Mim

      Podes crer Politicalex, o “Gravatas” não parava de mandar mensagens, nem se interessou no jantar das mulheres.
      Por fim apareceu, o que não é de Travanca, mas é, para contar se lá estavam mesmo dez. Aquela hora, deve ter contado mais de vinte.

  • Pregador

    Cá anda o pregador dos números da verdade e do maior investimento feito desde o 25 de abril, mas agora enlouquecido e raivoso.
    Ui que medo dos teus 10 eus. Tens uma mão cheia de NADA.
    És um cromo raro, triste, só e apeado.
    O teu sobrinho quer-te dar no lombo com um pau de marmeleiro por causa da limpeza
    dos pinhais, já cumpriste com a tua obrigação? Não tomas decisões e soluções certas, tens tudo pendurado. Devolve o carro à Sra. que é da tua família, enquanto precisas-te dela deste-lhe o carro, quando deixas-te de precisar dela tiraste-lho, isto mostra bem o Traste que és, só te lembras das pessoas quando precisas, depois fazes de contas que não as conheces e com família, imagino o que seria se não fossem!
    Tens tantas pendências daqui até à Covilhã, e ainda tens o desplante de cagar postas de pescada, como se fosses o maior da cantareira.
    O teu ex inimigo agora amigo Guerra já dizia que fizeste a maldade que fizeste ao teu irmão, fazes qualquer coisa a qualquer pessoa. Não tens escrúpulos, és um ser baixo e desprezível que até é capaz de gozar com a saúde das pessoas, sem te aperceberes que a tua saúde mental encontra-se gravemente afetada.
    Tornaste-te no ser mais tinhoso que alguma vez veio de fora para estas paragens. Ninguém gosta de ti, e aqueles que te suportam de momento e que gozam à bruta quando viras costas, só te utilizam para lhes servires de arma de arremesso, quando deixares de ser útil, deitam-te fora, aguarda.

    • Guerra Junqueiro

      Caro Pregador;

      A sinceridade acima de tudo, pare de usar nicks para parecer, serem muitos.
      Hoje já sabe que aqueles que afirma serem do Sr António Lopes, são efectivamente de outros que não gostam, nem querem esta politica e estes políticos.
      Tive a minha “guerra” com o Sr António Lopes, mas nunca enveredei pela mentira, como tal, é falso que tenha apontado maldades feitas pelo Lopes aos irmãos. Na realidade, investiguei a fundo a vida de todos, não tendo encontrado nada a apontar ao Lopes, a postura por ele tomada, revela ser um Ser nobre e superior, e isso evidentemente fere de morte os que não conseguem chegar ao seu patamar, seres esses que na realidade, estão muitos degraus abaixo.
      Perdi um adversário, na realidade, o único digno desse nome e ganhei um Amigo. Estou muito feliz.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Politicalex

    “Pregador”: Fala do que sabes, e não digas asneiras. Acusa mas com verdade. E tu sabes bem que o que dizes é mentira de fio a pavio. E vou dar-te um conselho. Tem aí uns cavalheiros que falam muito grosso e são muito verdadeiros. Só que já estão “convocados” para ir para o banco(mocho), 2 vezes..! E consta-me que já andam a falar sozinhos e a ver de um “padre” que os “confesse” e lhe dê a “absolvição”..? É verdade que esse “traste” como lhe chamas, até se diverte com essas bocas. Contudo também gosta de meter juizinho na cabeça das pessoas. Não vês a guerra que faz por caua da demissão? Ele sabe bem que, mesmo que ganhe, é por meia hora. Mas, ele é assim.regras são regras.Lei é lei.Respeito é respeito. Sendo assim, diz o que entenderes mas que seja verdade. Pois, sendo mentira e é,mesmo não tendo medo podes ganhá-lo. O outros falavam “verdade” e já lá estão com o “rabinho”. Não digas que não te avisei. Se fosse comigo ias explicar ao sítio certo tudo o que afirmas neste comentário.Tenho a certeza que não explicavas. Já te perguntaram a quem é que ele deve cá? Já respondeste? Ele já disse quem lhe deve. Dá para pagar tudo o que ele deve mais de 20 vezes. Não lhe pagam porquê? Qual foi a maldade que fez ao irmão? E a qual? Tem sete..! Não te preocupes com o que pensam dele. Preocupa-te mais com o que pensam da Câmara. Vai pelos cafés e vê qual é a conversa. Dele dizem que os tem no sítio, que é um homem coerente, que não quer nada para ele. De vós que é só,bandeirinhas e festas. Já parece obsessão. Deixam-no de fora? Não é isso que quer e fez o PS? Então queriam um independente para fazer e bater palmas ao que eles queriam? E a independência, onde é que fica? Volto a perguntar. Se o homem é assim, preocupam-se tanto com ele porquê? Então ele estava no jantar, ontem? Como é que já tinhas cá o comentário logo que saímos do jantar. Era mais de meia noite..! ´o fantasma dele que anda cá..? Pergunta ao José António a que horas lá esteve..?

  • Politicalopes

    Não dizes nada que se aproveite, és um monte de tretas.

    Isto é que é importante, o resto é léria.

    | Oliveira do Hospital é um dos municípios mais transparentes de toda a região e o 4º do distrito de Coimbra |

    Oliveira do Hospital é o quarto município mais transparente do distrito de Coimbra e a nível nacional surge este ano num honroso 47º lugar no ranking dos municípios mais transparentes do país.

    No contexto da região, e numa avaliação efetuada aos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu, Oliveira do Hospital aparece também num dos lugares de topo da tabela.

    Apresentado publicamente na sexta-feira, 8 de novembro, a 2ª edição do Índice de Transparência Municipal (ITM) 2014 avaliou o grau de transparência dos 308 concelhos do país, através de uma análise da informação disponibilizada aos munícipes nas suas páginas de internet.

    O ITM, que anualmente avalia as autarquias do país que mais e melhores contas prestam aos seus munícipes, é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

    Oliveira do Hospital | Um Município cada vez mais transparente.

    Consulte toda a informação em http://poderlocal.transparencia.pt/

    Aceda ao Ranking Nacional dos 308 Municípios emhttp://tinyurl.com/pbmexzx

    • Politicalex

      Pois… se dissesses bem é que eu ficava preocupado. E a sacar o IRS a aplicar taxas nas escolas e a aumentar a água em que lugar está..?

      • Desgoverno PSD/CDS

        Preocupa-te é com o Governo e o que ele nos saca todos os meses.
        É o IRS, o IVA, as taxas e solidariedade, o corte no subsídio de férias e Natal – enfim tudo pelos Portugueses.

        • Combate

          Sabes da resposta que levou o Vieira da Silva? Quem é que começou nessa vida? Quem deixou o Paóis na banca rota ? Quem chamou a troika..? 67% na água, IRS no máximo.Não sois iguais..?

  • Politicalopes

    Se tu dissesses bem, eu é que ficava admirado.
    Nos 55 Municípios com melhor estabilidade financeira, nem um da CDU lá consta, eh,eh, eh! É que vai aí uma gestão!
    Então a apagada e vil tristeza reuniu ontem no cantinho! O passado de má fama e do atraso do concelho jantou para sonhar com a amargo ” oh tempo volta para trás “… A feira das velhacarias vai ver chover 😉

    • Politicalex

      A estabilidade financeira que existe é pior do que a que encontraram. Entretanto paga-se quase o dobro pela água. Passou a pagar-se a derrama do IRS no máximo. Obras de vulto as que herdaram em fase de construção ou adjudicação. Enquanto o governo foi PS ainda conseguiram uns favores.Depois, com as guerrilhas e o cortes de estrada que são só basófia, e afins, são o gozo Nacional. Oliveira só não parou no tempo para os bandeirinhas e avençados. Para combater, festas e televisão para divulgar o Concelho..! Chega cá a juventude para estudar e fica confusa pois, pensava que Oliveira era uma rua de Coimbra..! Vocês devem pensar que o País pára ouvir o Alex na televisão..! Só dá bacocos..! Já acreditas que não sou o Lopes.Já confirmaste? Tem mais.Pelo menos uma vez por mês. Regular e aumentativo..! Quanto mais dizeis mais tendes que engolir.Tem alguns que já estão dispostos para começar..! Não sabias..!

      • Inútil

        O Politicalex está por acaso desempregado?
        Com a frequência com que comenta notícias, não parecer ter algo útil para fazer.
        A ser assim tem pelo menos um objetivo de vida: Comentador oficial do CBS.
        Ainda bem que há pessoas que merecem todo o tempo que utiliza para as criticar.

        • Combate

          Merecer…não merecem.Que precisam … precisam..!

  • João

    A apagada e vil tristeza reuniu ontem no Cantinho.
    O passado de má fama e do atraso do concelho jantou para sonhar com o amargo “oh tempo volta para trás”… …
    A feira das velhacarias vai ver chover 😉

    • Politicalex

      Foram esses que vos deixaram a brilhante situação financeira de que agora tanto vos gabais.Também deixaram regras sóbrias de gestão.Mas essas etão viradas para festas e bola..!

      • Politicaverdadeira

        Sim, deixaram 7.000.000 de dívida!
        Agora estes e os próximos que paguem.

        • Combate

          Não mintas. Deixaram sete milhões de dívida mas deixaram-te 2 699 000 00 euros em banco.5 milhões foram para grandes Obras.estrada de Aldeia da Dez.,Oliveira Nogueira-Nogueira Ponte do Salto Seixo..Falem verdade…Não vê que temos os números todos..! E o que tendes prometido e não fazeis nada? Se não fazem como é que não vão ter pouca dívida..?