Aldeia de Nogueira 1950

Aldeia de Nogueira viaja no tempo com evento Aldeia 1950

A Aldeia de Nogueira, concelho de Oliveira do Hospital, vai recuar no tempo nos próximos dias 11 e 12 de Abril. O evento Aldeia 1950, fomentado pela Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) em parceria com o Grupo Aventura Preservação de Origens, vai procurar recriar o ambiente da década de 50 do século passado, com a população a ser convidada a vestir-se de acordo com aquela época. O objectivo, segundo a organização, é “recuperar, preservar e divulgar património etnográfico que está há muito esquecido”.

A inciativa conta no primeiro dia, sábado dia 11 de Abril, com a actuação, pelas 21h30, do Grupo de Teatro de Sátira Popular da LMAN pelas 21H30 que levarão a palco alguns momento divertidos e satíricos da actualidade. De seguida actuará a banda teatral AZAI também da LMAN.

O dia seguinte, domingo dia 12 de Abril, logo pelas 8h30 haverá concentração de motos e motorizadas antigas com organização conjunta entre a LMAN e o GAPO, além de outras actividades, como grupos de bombos. O almoço, da já tradicional festa da matança do porco, será servido pelas 12h30. Depois, será, então, altura de viajar no tempo, com a recriação, no espaço exterior da Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira, de uma festa da década de 50 do século passado. A época foi escolhida para assinalar o início das actividades associativas em Aldeia de Nogueira que datam precisamente da década de 50 do século passado.

Na iniciativa estarão envolvidos diversos ranchos tradicionais, grupos etnográficos, recriação de jogos populares, passeio de bicicletas antigas, exposição de alfaias agrícolas e actividades tradicionais da época de 50 e o salutar convívio no final. Nem sequer vão faltar as tradicionais barraquinhas que vão trabalhar como se estivessem a meio do século XX. Não podem, por exemplo, utilizar plásticos ou outros materiais modernos. E para dar uma ajuda, a organização, que espera cerca de 400 figurantes, irá distribuir uma caneca de barro na altura da inscrição que deverá ser utilizada durante o dia.

A organização explica ainda que o evento é auto-sustentável financeiramente, contando para o efeito com o apoio da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, mas não com qualquer ajuda da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

CDU apresenta queixa na CNE contra executivo e autarcas do PS oliveirenses por aproveitamento “eleitoralista, ilegítimos e antidemocráticos”

Depois do PSD, a CDU de Oliveira do Hospital enviou também uma queixa à Comissão …

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

  • Politicalex

    Por aqui ainda vão acontecendo algumas coisas.Por aqui há quem goste de prometer e depois se esqueça.Por aqui também há quem chame os “bois pelos nomes” e coloque as “marionetes” no lugar delas, apesar das ameaças que as “marionetes” fazem… e mais não digo…A não ser : força Liga de Melhoramentos .Sois um exemplo de que, quando o Povo quer, a obra acontece…por mais “pancadas” que vos queiram dar…

    • Violência domestica

      Com pancadas dali, pancadas daqui e pancadas de acolá podem eles bem.
      Acho que até jantares já houve, mas sem “pancadas”.