Alexandrino foi à BTL e abriu portas à Serra da Estrela

Presente no stand do Turismo Centro de Portugal (TCP), o município de Oliveira do Hospital esteve fortemente representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde dinamizou uma mostra de sabores e de saberes atraindo a atenção de largas dezenas de pessoas.

O espaço animado com o grupo de concertinistas de Cabeçadas, Lourosa, chegou a merecer a visita de Jorge Patrão, presidente do Turismo da Serra da Estrela.

Também de visita ao espaço, Paulo Portas, líder nacional do CDS-PP, foi presenteado com o Grande Livro do Queijo Serra da Estrela e convidado por Alexandrino para visitar a Feira do Queijo de Oliveira do Hospital, que se realiza a 20 de Março.

Ainda que o desafio lançado por José Carlos Alexandrino acabasse por não ser consumado – o presidente da Câmara desafiou Pedro Machado para uma fotografia com Jorge Patrão – a participação do município oliveirense primou pela apresentação do que de melhor existe em Oliveira do Hospital, numa associação constante à Serra da Estrela e visível no material informativo colocado à disposição dos visitantes, bem como nas iguarias gastronómicas, com destaque para o Queijo Serra da Estrela, o requeijão e as compotas com a mesma marca.

Com o stand do Turismo da Serra da Estrela localizado mesmo ali ao lado, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital não perdeu oportunidade de pisar terreno vizinho, acabando o gesto por merecer a retribuição de Jorge Patrão que também foi ao TCP saudar o autarca oliveirense.

 

Regresso à Serra da Estrela nas mãos da Assembleia Municipal

O “namoro” entre Oliveira do Hospital e o Turismo da Serra da Estrela foi, entretanto, confirmado pelo presidente dos oliveirenses que, aos jornalistas, se posicionou em defesa do “regresso natural” à Serra da Estrela.

Com o cuidado de nunca desprestigiar o facto de Oliveira do Hospital estar inserido no Turismo Centro de Portugal – “não temos nada contra o TCP e, temos que aproveitar o que eles têm e não vale a pena estarmos aqui a remar contra a maré”, disse – José Carlos Alexandrino colocou nas mãos da Assembleia Municipal a decisão de o concelho regressar ou não para a Serra da Estrela.

“Vou levar o assunto à próxima Assembleia Municipal, para me dar a sua sensibilidade sobre o sítio a que nós devemos pertencer”, afirmou o autarca, garantindo respeitar a decisão daquele órgão.

“Se a minha Assembleia Municipal decidir que ficamos no TCP, eu terei que respeitar sem problemas nenhuns, mesmo que não seja a minha opinião”, continuou Alexandrino, acreditando que quando os oliveirense passarem para a Serra da Estrela “naturalmente que também lá serão felizes”.

“Acho que é o lugar onde deveríamos estar”, vincou o autarca, sublinhando que a “maioria das pessoas com quem fala” entende que o “município deve pertencer ao Pólo de Turismo da Serra da Estrela”.

Negando-se a fazer “futurologia”, José Carlos Alexandrino não quis antecipar o desfecho deste processo que considera “muito difícil e de características políticas”.

Parceria com Tábua e Seia na BTL

Em jeito de balanço, o edil oliveirense considerou que a participação do município na BTL “foi extremamente positiva” e que o objectivo de promoção da Feira do Queijo foi conseguido.

“Arranjámos uma estratégia junto de algumas pessoas oferecendo-lhes uma estadia em Oliveira do Hospital”, contou, considerando que foi “fundamental” para o município “participar e estar presente num mundo destes”.

Sem deixar de verificar que o tempo que foi disponibilizado pelo TCP ao município “foi muito limitado”, Alexandrino falou da possibilidade de em futuras edições do certame, o concelho se fazer representar num stand com os municípios de Seia e Tábua através da ADI.

“Penso que no próximo ano poderemos estar de maneira diferente”, continuou, escusando-se contudo a revelar os moldes em que funcionará uma futura parceria com o vizinho concelho de Seia.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …