Alfama está de regresso às Marchas Populares de Oliveira do Hospital

Vencedora do concurso de marchas populares da cidade de Lisboa, a marcha de Alfama volta este ano a marcar presença nas marchas de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece no próximo sábado com a participação de três grupos infantis e quatro seniores.
Sábado, 22 de junho, é noite de marchas populares em Oliveira do Hospital. O Parque do Mandanelho volta a ser o centro das atenções, acolhendo uma iniciativa que já faz parte da programação anual de eventos do concelho e que, por esta altura é esperada pela comunidade oliveirense.

Com organização a cargo do município, a iniciativa vai contar com a participação de sete marchas provenientes de vários pontos do concelho e que prometem “um espetáculo de cor, música e dança de elevada qualidade, tal como tem sido hábito por parte dos grupos participantes”, informa a autarquia.

Com início marcado para as 20h30, o programa arranca com as marchas infantis da Obra D. Josefina da Fonseca, do Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e da EBI da Cordinha. Depois, será a vez das quatro marchas seniores atuarem junto ao palco do Parque do Mandanelho. Participam na edição de 2013 as marchas da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia de Meruge, da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô e do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira.

Momento esperado por todos quantos se deslocam ao Mandanelho para assistir ao desfile à atuação das marchas é a participação de marcha convidada. Uma escolha que, pelo segundo ano consecutivo, recai sobre a Marcha de Alfama que na noite de santo António, revalidou o primeiro lugar no concurso de marchas realizado em Lisboa.

Ao promover e patrocinar a realização das Marchas Populares de Oliveira do Hospital, o município “tem em conta a importância social e histórica deste evento, enraizado já no seio das comunidades em que se integram as coletividades de cultura e recreio que as organizam, bem como o incentivo aos criadores artísticos para a promoção da região”. “As Marchas Populares de Oliveira do Hospital visam promover as tradições populares, fomentar o convívio entre a população, e incentivar o intercâmbio intergeracional”, informa o município que, na organização do evento, atribui uma verba a cada grupo participante, a título de comparticipação nos custos da organização e apresentação. Cada marcha deve refletir temas associados às tradições e ao artesanato local ou produtos endógenos. Todas as Marchas participantes serão contempladas com prémios de participação.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve em Coimbra autor de crimes de homicídio, na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …