Alfama está de regresso às Marchas Populares de Oliveira do Hospital

Vencedora do concurso de marchas populares da cidade de Lisboa, a marcha de Alfama volta este ano a marcar presença nas marchas de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece no próximo sábado com a participação de três grupos infantis e quatro seniores.
Sábado, 22 de junho, é noite de marchas populares em Oliveira do Hospital. O Parque do Mandanelho volta a ser o centro das atenções, acolhendo uma iniciativa que já faz parte da programação anual de eventos do concelho e que, por esta altura é esperada pela comunidade oliveirense.

Com organização a cargo do município, a iniciativa vai contar com a participação de sete marchas provenientes de vários pontos do concelho e que prometem “um espetáculo de cor, música e dança de elevada qualidade, tal como tem sido hábito por parte dos grupos participantes”, informa a autarquia.

Com início marcado para as 20h30, o programa arranca com as marchas infantis da Obra D. Josefina da Fonseca, do Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e da EBI da Cordinha. Depois, será a vez das quatro marchas seniores atuarem junto ao palco do Parque do Mandanelho. Participam na edição de 2013 as marchas da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia de Meruge, da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô e do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira.

Momento esperado por todos quantos se deslocam ao Mandanelho para assistir ao desfile à atuação das marchas é a participação de marcha convidada. Uma escolha que, pelo segundo ano consecutivo, recai sobre a Marcha de Alfama que na noite de santo António, revalidou o primeiro lugar no concurso de marchas realizado em Lisboa.

Ao promover e patrocinar a realização das Marchas Populares de Oliveira do Hospital, o município “tem em conta a importância social e histórica deste evento, enraizado já no seio das comunidades em que se integram as coletividades de cultura e recreio que as organizam, bem como o incentivo aos criadores artísticos para a promoção da região”. “As Marchas Populares de Oliveira do Hospital visam promover as tradições populares, fomentar o convívio entre a população, e incentivar o intercâmbio intergeracional”, informa o município que, na organização do evento, atribui uma verba a cada grupo participante, a título de comparticipação nos custos da organização e apresentação. Cada marcha deve refletir temas associados às tradições e ao artesanato local ou produtos endógenos. Todas as Marchas participantes serão contempladas com prémios de participação.

LEIA TAMBÉM

Raul Alarcon conquistou camisola amarela em Oliveira do Hospital e Marcelo Rebelo de Sousa concentrou atenções

O espanhol Raul Alarcon (W52-FC Porto) foi hoje a grande figura da Volta a Portugal …

Governo lança hoje financiamento de 36 milhões para recuperar floresta das áreas ardidas, sendo 4 milhões para o Pinhal Interior

O Governo lança hoje concursos faseados de apoio à floresta, por região do país, no …