Alojamento turístico vai aumentar em Oliveira do Hospital

 

Rico em património monumental e natural, o concelho de Oliveira do Hospital mereceu hoje – Dia Mundial do Turismo – um olhar especial.

A entrada na Capela dos Ferreiros deu o pontapé de saída para um périplo por vários pontos do concelho, do qual fez parte, entre outros, o centro romano da Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa.

Motivos mais do que suficientes para levar o vereador do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a destacar a riqueza patrimonial concelhia e a dar, por isso, conta da intenção da autarquia de proceder à sua divulgação e promoção e a chamar a si um número cada vez maior de turistas.

Um objetivo que, garante José Francisco Rolo, tem vindo a ser conseguido por via da realização de eventos culturais de vária ordem, com especial destaque para a Feira do Queijo e pela participação na BTL e Open do Estoril. Um papel de promoção que, assegura, tem vindo a ser assegurado por quem tem a responsabilidade para tal, a Câmara Municipal que, adianta, também tem tido a preocupação de cuidar e preservar o património natural e paisagístico, recentemente fustigado pelos incêndios.

Números afetos a 2011 apontam os meses de agosto, julho e setembro como aqueles em que o posto de turismo local registou o maior número de visitantes. No conjunto dos 12 meses, aquela estrutura registou a passagem de 14 279 turistas, dos quais 1888 eram holandeses, 1178 de nacionalidade belga e 576 britânicos. Números que não são reveladores da verdadeira afluência turística ao concelho oliveirense, pelo facto de muitos visitantes não acorrerem ao posto de turismo local.

No Dia Mundial do Turismo, José Francisco Rolo tem a registar não apenas a aposta que o município tem feito em matéria de promoção turística concelhia, mas também o apoio dado a promotores concelhios no que respeita aos acompanhamento de projetos. Neste domínio o vereador deu conta do protocolo recentemente assinado com o Turismo Centro de Portugal destinado à agilização de procedimentos com vista ao licenciamento de investimentos turísticos. O objetivo, especifica, é o de reforçar a capacidade de alojamento no concelho.

Certo daquela que é a missão dos privados – “criar produto turístico”, referiu – José Francisco Rolo regozijou-se pelo volume de projetos turísticos em andamento e que vão dar um forte contributo ao concelho em matéria de alojamento turístico de “excelência”. Referiu-se em particular ao aldeamento turístico que vai nascer nas Caldas de São Paulo, ao hotel da Ponte das Três entradas, ao hotel de luxo em Fiais da Beira e à reativação da Estalagem de Santa Bárbara, sem esquecer também outros projetos turíticos em espaço rural que têm vindo a ser aprovados por via da ADIBER, através do PRODER.

A par do investimento privado, José Francisco Rolo destaca também a aposta do município na criação de novos produtos turísticos decorrentes da recente adesão à Rede das Aldeias do Xisto, que já conta com a integração de Aldeia das Dez e das praias fluviais de Avô e Alvôco de Várzeas, estando para a breve a implementação de cinco percursos pedestres.

O responsável pelo turismo concelhio não tem dúvidas da afirmação do concelho como destino turístico de referência, como consequência direta de toda a aposta promocional que vem sendo feita. Neste domínio, Rolo chama atenção para a apresentação do filme promocional “Visite Oliveira do Hospital” reservada para a semana comemorativa do feriado municipal. Na mesma ocasião será também exibido um filme de 50 minutos alusivo ao artesanato de Oliveira do Hospital e que integra o conjunto de filmes a concurso no Cine Eco 2012.

LEIA TAMBÉM

Marcelo Rebelo de Sousa visita Zona Industrial de Oliveira do Hospital devastada pelos incêndios

O Presidente da República já está em Oliveira do Hospital e visitou a zona industrial que …

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …