Alunos da EB1 baptizaram mocho de “Brás” e devolveram-no à natureza

Depois de um período de recuperação no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), o mocho-galego que foi encontrado no passado mês de Julho por um habitante na Rua Alexandre Herculano em Oliveira do Hospital, foi hoje devolvido ao seu habitat natural.

A acção decorreu ao final da tarde, num espaço próximo da EB1 de Oliveira do Hospital e contou com a participação de alunos, professores e funcionários.

Ainda de tenra idade, a ave foi devidamente apresentada àquela comunidade escolar que, desde o início da tarde, também assistiu a uma palestra alusiva à actividade desenvolvida pelo CERVAS – a estrutura está localizada em Gouveia e pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela – e às aves em Portugal, bem como a uma exposição de penas.

O momento alto da acção aconteceu por ocasião da libertação do mocho-galego que, antes de ser devolvido ao habitat natural, foi baptizado de “Brás”. O nome escolhido resultou do consenso entre a comunidade escolar, por ser alusivo ao agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, ao qual está afecta a EB1 da cidade.

Depois um olhar próximo sobre a tenra ave, seguiu-se a libertação que foi feita pelas mãos do biólogo José Póvoa, do director do Agrupamento Luís Ângelo e de uma aluna da EB1. O mocho-galego faz-se acompanhar por uma anilha localizada numa pata, que permitirá a quem o encontrar, ter acesso à sua identificação.

A libertação de aves de rapina é uma prática frequente do CERVAS que se dedica, entre outros, à resolução de problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens feridos ou debilitados.

Ao correiodabeiraserra.com, José Póvoa situou a acção de hoje no decurso da segunda semana do mocho-galego. Segundo adiantou, a envolvência das crianças neste tipo de iniciativas visa alertá-las para a necessidade de preservação destas espécies. “Não nos reduzimos à simples libertação”, frisou.

LEIA TAMBÉM

EPTOLIVA conquista terceiro lugar a nível de desempenho dos cursos profissionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, situa-se entre as …

EPTOLIVA distinguida nos prémios Ciência na Escola

A EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) foi a escola da …