Alunos da Secundária vão representar Coimbra nas sessões nacionais do Parlamento dos Jovens

 

A participação nas sessões distritais do ensino básico e do secundário correu de feição aos seis alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Oliveira do Hospital que, esta semana, ficaram apurados para representar o distrito de Coimbra nas sessões nacionais que terão lugar no dias 24 e 25 de Maio e, 26 e 27 de Abril, respectivamente.

Realizada no dia 1 de Março, no auditório do Instituto Português da Juventude em Coimbra, a sessão do ensino básico do Parlamento do Jovens, alusiva ao tema Educação Sexual, ditou a passagem à fase nacional dos três alunos da Secundária de Oliveira do Hospital. José Miguel Brito, Nelson Nunes e Margarida Martins são os três alunos que em conjunto com os colegas da Escola Secundária Infanta D. Maria e o Colégio de Quiaios vão representar o círculo de Coimbra na sessão nacional que vai ter lugar na Assembleia da República nos dias 24 e 25 de Maio.

Feito semelhante ao alcançado pelo básico, foi também conseguido pelos três alunos do secundário – Emanuel Martins, Maria Beatriz Brito e Helena Figueiredo – que na sessão realizada no dia 2 de Março na Câmara Municipal da Figueira da Foz, alusiva ao tema A República, também conseguiram o apuramento para a sessão nacional que se realiza nos dias 26 e 27 de Abril, na Assembleia da República. A representar o círculo eleitoral de Coimbra, os alunos de Oliveira do Hospital vão ainda contar com o contributo de mais duas escolas de Coimbra.

A boa prestação dos alunos da Escola Secundária de Oliveira do Hospital enche de satisfação a professora Fátima Couceiro, coordenadora do Clube Europeu e do projecto Parlamento dos Jovens naquela escola.

Ao correiodabeiraserra.com, Fátima Couceiro destacou o interesse manifestado por alguns jovens pelas questões que afectam o país. “Eles gostam de defender as suas posições”, afirmou a docente, referindo-se concretamente à aluna Maria Beatriz Brito que participa, pelo quinto ano consecutivo no Parlamento dos Jovens e ganhou, no ano passado, o Euroscola que lhe assegurou a participação no Parlamento Europeu.

Outros alunos que já ingressaram no ensino superior – João Abílio, Pedro Coelho, André Pereira e Ana Pinto – também mereceram o elogio de Couceiro, por entender que acabaram por deixar “o bichinho” a alguns colegas.

Para Fátima Couceiro, a participação neste tipo de actividades “ajuda os alunos a crescer e a desenvolverem-se a nível pessoal como cidadãos”.

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Amianto vai ser retirado da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, oposição critica “timing”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou ontem que assinou um contrato de adjudicação …