Alunos da Secundária vão representar Coimbra nas sessões nacionais do Parlamento dos Jovens

 

A participação nas sessões distritais do ensino básico e do secundário correu de feição aos seis alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Oliveira do Hospital que, esta semana, ficaram apurados para representar o distrito de Coimbra nas sessões nacionais que terão lugar no dias 24 e 25 de Maio e, 26 e 27 de Abril, respectivamente.

Realizada no dia 1 de Março, no auditório do Instituto Português da Juventude em Coimbra, a sessão do ensino básico do Parlamento do Jovens, alusiva ao tema Educação Sexual, ditou a passagem à fase nacional dos três alunos da Secundária de Oliveira do Hospital. José Miguel Brito, Nelson Nunes e Margarida Martins são os três alunos que em conjunto com os colegas da Escola Secundária Infanta D. Maria e o Colégio de Quiaios vão representar o círculo de Coimbra na sessão nacional que vai ter lugar na Assembleia da República nos dias 24 e 25 de Maio.

Feito semelhante ao alcançado pelo básico, foi também conseguido pelos três alunos do secundário – Emanuel Martins, Maria Beatriz Brito e Helena Figueiredo – que na sessão realizada no dia 2 de Março na Câmara Municipal da Figueira da Foz, alusiva ao tema A República, também conseguiram o apuramento para a sessão nacional que se realiza nos dias 26 e 27 de Abril, na Assembleia da República. A representar o círculo eleitoral de Coimbra, os alunos de Oliveira do Hospital vão ainda contar com o contributo de mais duas escolas de Coimbra.

A boa prestação dos alunos da Escola Secundária de Oliveira do Hospital enche de satisfação a professora Fátima Couceiro, coordenadora do Clube Europeu e do projecto Parlamento dos Jovens naquela escola.

Ao correiodabeiraserra.com, Fátima Couceiro destacou o interesse manifestado por alguns jovens pelas questões que afectam o país. “Eles gostam de defender as suas posições”, afirmou a docente, referindo-se concretamente à aluna Maria Beatriz Brito que participa, pelo quinto ano consecutivo no Parlamento dos Jovens e ganhou, no ano passado, o Euroscola que lhe assegurou a participação no Parlamento Europeu.

Outros alunos que já ingressaram no ensino superior – João Abílio, Pedro Coelho, André Pereira e Ana Pinto – também mereceram o elogio de Couceiro, por entender que acabaram por deixar “o bichinho” a alguns colegas.

Para Fátima Couceiro, a participação neste tipo de actividades “ajuda os alunos a crescer e a desenvolverem-se a nível pessoal como cidadãos”.

LEIA TAMBÉM

Há mais Escolas – Há mais Alunos – no nosso Concelho para além da Sede do mega-Agrupamento na cidade. Autor: João Pedro Cruz

Aqui há dias, tivemos o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a anunciar …

EPTOLIVA brilha no projecto “Ciência na Escola”

A Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (EPTOLIVA) garantiu a selecção a …