Porque entendem que a deficiência é hoje “encarada com alguma indiferença, desprezo e rejeição por parte da sociedade”, os alunos do 12º ano da turma C da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão dinamizar, no próximo dia 27 de Maio pelas 15h00 na Casa da Cultura César Oliveira, um debate sobre o tema “os obstáculos à deficiência”.

 

Alunos dinamizam debate sobre “obstáculos à deficiência”

 

A iniciativa surge no âmbito da disciplina de Área de Projecto e visa – conforme nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com – “sensibilizar a sociedade envolvente para a necessidade de valorizar e apoiar as pessoas portadoras de deficiência”.

Constatam os alunos que “estamos, de facto, a viver uma época de desprendimento social, no que diz respeito aos valores fundamentais que deveriam reger a vida em sociedade” e que hoje se vive “em função de si próprio e do seu bem-estar”. “Perdeu-se a consciência cívica, a capacidade de entrega às grandes causas e aos ideais democráticos que outrora mobilizavam multidões”, consideram os jovens estudantes que responsabilizam os media e a sociedade de consumo pela “apatia” a que se assiste.

Sublinham a importância das campanhas de sensibilização e educação da população para reverter a situação. “É nossa convicção que os agentes políticos, detentores do poder, têm o dever legal e ético de promover e zelar pelo cumprimento das leis que protegem os direitos dos cidadãos”, sustentam os jovens lembrando que “de acordo com a Constituição da Republica Portuguesa, é da incumbência do estado a promoção do bem-estar e qualidade de vida da população nomeadamente as pessoas portadoras de necessidades especiais e com mobilidade condicionada”.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …