parlamento europeu

Alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital procuram um lugar Parlamento Europeu Jovem

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai estar representado em Lisboa, de hoje até domingo, por um grupo de sete alunos e uma docente (Rani de la Rivière, Sophie Orme, Sebastião Barbosa, João Nunes, Mandala de la Rivière, Francisco Costa, liderados pela professora Cristina Borges) no evento que irá escolher os sete alunos portugueses, de 10 escolas secundárias do país, para representar Portugal na 80ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu Jovem, em Leipzig, na Alemanha. A iniciativa conta com alunos da Turquia, Holanda e Finlândia que demonstram o ambiente de diversidade cultural que se pretende estimular.

A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas oito comissões – cada uma constituída por sete alunos e um professor –, que criam moções de resolução sobre tópicos da actualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas. Os temas de discussão são actuais e versam sobre assuntos como a cidadania activa, como a homofobia, a pobreza, a evasão fiscal, os estágios profissionais, a política energética, o advento dos nacionalismos e a integridade territorial do continente.

Nos cinco dias, os participantes têm a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares e de se enriquecer curricular e pessoalmente. O foco do evento é a vertente educacional, através da promoção de um sentido de cidadania activa e de princípios como a tolerância, compreensão, espírito crítico e respeito pela diversidade cultural.

LEIA TAMBÉM

António Lopes assegura que deu do seu bolso quase tudo para Alvoco ter um centro de saúde, mas a Câmara não comparticipou com a parte que faltava

O ex-presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital eleito nas listas do PS António …

“Temos de acabar com o clube dos sábios”

O ex-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e actual apoiante da candidatura do PSD …