Deu entrada na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital um pedido de informação para um investimento turístico na zona do vale do Alva de 26 quartos com restaurante. A revelação foi feita anteontem pelo presidente da autarquia quando voltava a recusar a proposta de José Francisco Rolo para a conversão do Solar Pina Ferraz, em Aldeia das Dez, numa Pousada da Juventude ou Centro de Férias.

Alves recusou Pousada da Juventude e anunciou novo equipamento com 26 quartos e restaurante

Imagem vazia padrão

 

“Venham os privados e demos-lhes asas para poderem voar no bom sentido”, defendeu Mário Alves que, sem se alongar em explicações quanto ao referido investimento, referiu que existem apenas alguns problemas que “é preciso limar”.  O autarca não soube adiantar qual a modalidade turística que poderá vir a nascer na zona do Alva, embora se tenha revelado confiante quanto ao projecto em causa.

Zona do Alva “é uma referência poucas vezes aproveitada”

O vereador socialista referiu-se ao ano de 2002 como a data em que se começou a bater pela Pousada da Juventude em Aldeia das Dez, por considerar que a zona do vale do Alva é uma “referência poucas vezes aproveitada”. “Aldeia das Dez reúne todas as condições para acolher um equipamento deste tipo”, defendeu José Francisco Rolo, tomando o exemplo da Lousã e Castanheira Pereira que já avançaram para este tipo de respostas turísticas. “Entendo que é uma medida positiva. Na Lousã e Castanheira de Pêra está-se a transformar o potencial turístico em produto turístico que é o alojamento”, acrescentou o eleito socialista que chegou a propor ao executivo que se avance com um equipamento semelhante “em exclusivo pelo município ou numa parceria público-privada”. Rolo aconselhou a equipa liderada por Alves a “aprender com outras experiências da região para definir políticas turísticas no município”.

“Equipamentos subaproveitados”

Embora se tenha recusado a “esgrimir mais argumentos” sobre a matéria em análise, Alves referiu que “não se justifica uma Pousada”, porque na freguesia de Aldeia das Dez já lá existem “dois espaços subaproveitados": a Casa do S e a Albergaria de Nossa Senhora das Preces. Os dois espaços estão inactivos e o presidente da Câmara disse só avançar com novas respostas quando estivessem esgotados os equipamentos turísticos. O que Mário Alves nunca chegou a responder ao vereador socialista foi qual a modalidade turística de que dispõe a casa do S.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …