Alvôco de Várzeas: Socialista votou contra orçamento e desafiou presidente de Junta a “mostrar o que vale”

… e criem condições para a fixação de população na freguesia. Em reunião de 20 de Dezembro, José Andrade – conforme nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com – desafiou o presidente da Junta a “mostrar o que vale”, não deixando também de se posicionar contra o facto de Alvôco de Várzeas não fazer parte do grupo de freguesias candidatas à rede das Aldeias de Xisto.

Sem deixar de destacar a obra feita pelo actual executivo, como a reconstrução do Açude da Volta entre outros trabalhos a que se referiu, o eleito socialista na Assembleia de Freguesia de Alvôco de Várzeas apontou o dedo ao facto de ainda não terem sido criadas condições para a fixação da população.

Na reunião de 20 de Dezembro, o eleito desafiou o presidente a “mostrar o que vale” e insistir junto do presidente da Câmara para a concretização das promessas feitas. Andrade incita ainda Luís Sousa a – em caso de falta de resposta da Câmara – a “usar pela primeira vez da palavra, na Assembleia Municipal e exercer o seu poder reivindicativo”.

Destacando outras obras que carecem de realização – como a criação de uma biblioteca/ludoteca, com postos públicos de acesso à Internet, entre outros – José Andrade disse aguardar pela sua concretização, esperando que não se transformem “numa miragem e sejam remetidas para as calendas”. A Luís Sousa, o socialista perguntou ainda pelo grau de execução de outras promessas no que respeita ao levantamento que estava em curso para se encontrar a melhor solução para o calcetamento de algumas ruas da freguesia.

“Num golpe de magia…transformam o granito em Xisto”

À última Assembleia de Freguesia realizada em Alvôco de Várzeas, José Andrade levou ainda a questão relacionada com a candidatura de Bobadela, Avô, Aldeia das Dez e Lourosa à Rede das Aldeias de Xisto, no âmbito do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

O socialista manifestou-se descontente com o posicionamento da Câmara Municipal, nas pessoas de Mário Alves e Paulo Rocha que “decorridos nove anos tentam desesperadamente apanhar a última carruagem do comboio, agora a circular a alta velocidade, que outras Câmaras haviam apanhado, no seu início em 1999”. “Portanto” – adiantou – “ainda na estação e, num golpe de magia, qual “milagre das rosas”, transformam o granito em xisto, ao classificarem Avô, Bobadela e Aldeia das Dez, onde o granito é Rei, tendo deliberadamente votado Alvôco ao ostracismo”.

Neste domínio, Andrade desafiou o presidente da Junta a mostrar a sua insatisfação e descontentamento “por tão estranho e inexplicável esquecimento”.

Na reunião de 20 de Dezembro, José Andrade votou contra o Orçamento da Receita e da Despesa e Grandes Opções do Plano, apresentados pela autarquia para 2009. Para o socialista, os documentos propostos “não são mais do que uma repetição dos anteriores, apenas inflacionados, pincelados aqui e ali, com alguma cosmética, que não são para cumprir, tal como em anos anteriores”.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …