Ameaça de extinção não demove vilafranquenses que comemoram 24º aniversário da freguesia

Na linha da frente das manifestações na luta contra a extinção de freguesias, as gentes de Vila Franca da Beira voltam amanhã a dar prova do espírito que as une em defesa da mais jovem freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

A partir das 22h00, Vila Franca da Beira regressa à infância numa festa que lhe está reservada com o objetivo da comemoração do seu 24º aniversário, que vai acontecer na sede da União Desportiva Vilafranquense.

Uma comemoração que ganha um significado maior num momento em que a continuidade daquela freguesia vive momentos de verdadeira indefinição, fruto da reforma administrativa posta em marcha pelo atual governo de coligação PSD – CDS. “ Vila Franca da Beira, Sempre”, volta por isso a servir de lema à festa comemorativa dos 24 anos da freguesia, com o presidente da Junta de Freguesia local a recusar ser coveiro não só da sua, mas de todas as freguesias do concelho.

“Não sou matador a soldo das nossas freguesias”, referiu há instantes João Dinis ao correiodabeiraserra.com rejeitando, em concreto, a ideia de a Assembleia Municipal se vir a pronunciar acerca deste processo.

“Os capatazes da troika, incluindo os de Oliveira do Hospital que tomem a iniciativa”, sustenta o autarca que, apesar do clima de ameaça de extinção, garante partir para a comemoração dos 24 anos da sua freguesia com o sentimento de “serenidade, tranquilidade e de confiança nos valores e direitos do povo de Vila Franca da Beira”.

Uma efeméride que Dinis acredita voltar a comemorar em 2013, por ocasião das bodas de prata da freguesia, numa cerimónia onde faz questão de prestar homenagem aos que tomaram a iniciativa de criar a freguesia, com a particularidade de – como sublinha – “quase todos eles serem membros e simpatizantes do PSD da altura”.

Apesar das indefinições que assombram todo o processo, João Dinis não deixa de acreditar no bom desfecho para a autarquia a que preside, só tendo a lamentar a sua indisponibilidade para poder participar nas comemorações dos 150 anos da freguesia de Vila Franca da Beira.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …