Ameaça de extinção não demove vilafranquenses que comemoram 24º aniversário da freguesia

Na linha da frente das manifestações na luta contra a extinção de freguesias, as gentes de Vila Franca da Beira voltam amanhã a dar prova do espírito que as une em defesa da mais jovem freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

A partir das 22h00, Vila Franca da Beira regressa à infância numa festa que lhe está reservada com o objetivo da comemoração do seu 24º aniversário, que vai acontecer na sede da União Desportiva Vilafranquense.

Uma comemoração que ganha um significado maior num momento em que a continuidade daquela freguesia vive momentos de verdadeira indefinição, fruto da reforma administrativa posta em marcha pelo atual governo de coligação PSD – CDS. “ Vila Franca da Beira, Sempre”, volta por isso a servir de lema à festa comemorativa dos 24 anos da freguesia, com o presidente da Junta de Freguesia local a recusar ser coveiro não só da sua, mas de todas as freguesias do concelho.

“Não sou matador a soldo das nossas freguesias”, referiu há instantes João Dinis ao correiodabeiraserra.com rejeitando, em concreto, a ideia de a Assembleia Municipal se vir a pronunciar acerca deste processo.

“Os capatazes da troika, incluindo os de Oliveira do Hospital que tomem a iniciativa”, sustenta o autarca que, apesar do clima de ameaça de extinção, garante partir para a comemoração dos 24 anos da sua freguesia com o sentimento de “serenidade, tranquilidade e de confiança nos valores e direitos do povo de Vila Franca da Beira”.

Uma efeméride que Dinis acredita voltar a comemorar em 2013, por ocasião das bodas de prata da freguesia, numa cerimónia onde faz questão de prestar homenagem aos que tomaram a iniciativa de criar a freguesia, com a particularidade de – como sublinha – “quase todos eles serem membros e simpatizantes do PSD da altura”.

Apesar das indefinições que assombram todo o processo, João Dinis não deixa de acreditar no bom desfecho para a autarquia a que preside, só tendo a lamentar a sua indisponibilidade para poder participar nas comemorações dos 150 anos da freguesia de Vila Franca da Beira.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …