Ana Jorge brindada com protesto na visita à ESTGOH

 

Os alunos que frequentam o curso de Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), querem obter respostas, relativamente, às consequências da anunciada extinção da licenciatura já no próximo ano letivo.

Isto mesmo foi solicitado, ao final da tarde de hoje, pelos alunos que com o apoio da Associação de Estudantes da ESTGOH transmitiram as suas preocupações à cabeça de lista do PS, pelo círculo eleitoral de Coimbra, Ana Jorge.

Trajados de negro e com recurso a um caixão, os estudantes deram conta do luto que a anunciada extinção da licenciatura fez recair sobre os alunos, ao mesmo tempo que também transmitiram a sua preocupação relativamente ao futuro da ESTGOH.

Garantindo que a ação de protesto nada tem a ver com a autarquia ou partidos políticos – semelhante ação vai decorrer amanhã aquando da visita dos candidatos a deputados pelo PSD – a presidente da Associação de Estudantes da ESTGOH, Tatiana Abreu, entregou a Ana Jorge um documento, através do qual os alunos procuram respostas, por escrito, às condições de terminus do curso, processo de equivalências e disciplinas em atraso.

A notoriedade que os alunos do curso vão ter quando tentarem ingressar no mercado de trabalho é outra das preocupações dos estudantes, que chegam a questionar o motivo pelo qual o Instituto Politécnico de Coimbra não encerra os cursos de Agropecuária e Música que “se encontram em pior situação”.

Ainda que partilhando das preocupações dos alunos, o presidente da ESTGOH deu conta do empenho da Câmara Municipal na resolução imediata dos problemas que ameaçam a escola. “A Câmara tem dado apoio na hora”, referiu Jorge Almeida, confessando ter “aliados” na autarquia.

Sem deixar de alertar para a necessária construção das novas instalações, o presidente alertou para “o papel inquestionável que a escola tem na região”. E quanto à oferta formativa, Jorge Almeida reconheceu que “hoje há cursos que não atraem os jovens” e defendeu uma oferta “mais dinâmica e ajustada ao mercado”.

De visita a uma escola, cuja criação tem a assinatura do então primeiro-ministro António Guterres, a cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra deixou uma mensagem de confiança relativamente à continuidade da escola.

“Fará todo o sentido que, no interior, as escolas que existem, sejam mantidas e desenvolvidas”, constatou Ana Jorge, considerando que a ESTGOH deve oferecer cursos que tenham a ver com a Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro.

A candidata defendeu a descentralização dos cursos e sossegou aos alunos com a confiança de que aquilo que é hoje uma preocupação “estará em fase de solução”.

Ainda que na hora das apresentações tenha despido o traje de presidente da Câmara, o “cidadão José Carlos Alexandrino” transmitiu o “empenho do autarca na defesa dos interesses da escola, dos alunos e de toda a região da Beira Interior”.

E, em jeito de recado referiu que “Coimbra tem que reconhecer que a escola é determinante em termos de desenvolvimento estruturante para uma região”.

No papel de oliveirense, a ainda ministra do Ambiente recordou o significado da conquista da ESTGOH no “reinado de Guterres” e destacou o envolvimento do atual executivo camarário, para que “a escola se consolide nas suas valências”.

Certa de que “esta escola é para continuar”, Dulce Pássaro destacou a importância da construção das novas instalações, mas também da qualidade da oferta formativa.

Na opinião da ainda governante, a ESTGOH não pode ser posta em causa em nome da situação de contenção das despesas.

O presidente da Federação do PS do distrito de Coimbra, Mário Ruivo reiterou a sua posição de defesa da ESTGOH. “Estão muito bem protegidos e salvaguardados”, garantiu aos alunos.

A visita dos candidatos a deputados do PS integrou um programa que contemplou a passagem por vários locais concelhios, como a ARCIAL, a FAAD e a Azuribérica.

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …