Animação de Natal promove o comércio em Oliveira do Hospital

 

“Este Natal faça compras em Oliveira do Hospital” é o mote da programação que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai colocar na rua de 17 a 24 dezembro.

Ao mesmo tempo que pretende proporcionar às famílias e às crianças “um natal mais voltado para as fantasias e brincadeiras”, o município visa incentivar os oliveirenses a fazerem as suas compras de Natal no comércio local, ao invés de rumarem aos grandes centros comerciais.

“Esta é a mensagem que queremos transmitir e tudo isto é feito para que as pessoas não sintam vontade de fazer compras fora”, contou a vereadora da Cultura e Educação da autarquia oliveirense, Graça Silva, explicando que para o efeito foi preparado um programa “transversal e destinado a todas as famílias”.

O programa de Natal 2011 arranca no dia 17 de dezembro, sendo que a zona central de todas as atividades se vai situar no interior da tenda do pai Natal, que já começou a ser instalada sobre a Praça dos Combatentes da Grande Guerra, e na Biblioteca Municipal.

Sessões fotográficas com o pai Natal, ilusionismo, insufláveis, espetáculos musicais com a participação de escolas de música do concelho, jogos, oficinas e outras atividades vão decorrer em cada um dos dias, estando ainda reservada uma surpresa para as famílias que acorram ao interior da tenda no final da tarde de 24 de dezembro.

Em paralelo, pelas ruas da cidade e localidades próximas de Oliveira do Hospital vai circular o comboio com o pai natal e a sua família. Previstas estão duas passagens pelas localidades de Bobadela e São Paio de Gramaços possibilitando o transporte de pessoas até ao centro da cidade.

“É uma tentativa de tentar trazer potenciais clientes para as lojas e assim animar o comércio local”, referiu Graça Silva, aludindo ainda a outros aspetos integrantes da programação de Natal, como sendo a iluminação natalícia já em funcionamento e o embelezamento de vários espaços da cidade com trabalhos realizados pelas escolas do concelho.

Em curso está igualmente o já conhecido Sorteio de Natal promovido pela Agência para o Desenvolvimento Integrado (ADI) de Tábua e Oliveira do Hospital, que vai decorrer até 8 de dezembro e que conta com 104 lojas aderentes, estando assim disponíveis 7050 senhas.

De acordo com o técnico da ADI, Ricardo Figueiredo, na edição deste ano o sorteio tem a registar um aumento dos lojistas aderentes. Com a participação no sorteio, os oliveirenses e outros participantes habilitam-se a 10 prémios, sendo que o primeiro é um fim de semana para duas pessoas à Madeira e o segundo um fim de semana para duas pessoas ao Algarve.

Paralelamente, está também em curso, até 22 de dezembro, o concurso de montras de Natal. Os prémios variam entre os 150 Euros, 100 Euros e 50 Euros de publicidade num órgão de comunicação social local. O escrutínio de ambas as iniciativas acontece pelas 19h00 de 18 de janeiro na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Em tempo de crise, Graça Silva garante que “houve a preocupação de fazer uma aposta diversificada, mas com custos mais reduzidos”. Segundo contou, o orçamento que o município decidiu disponibilizar para a programação natalícia não ultrapassa os 12 mil Euros.

LEIA TAMBÉM

IMTT encerrou Centro de inspecções automóveis de Seia do Grupo CIMA, empresa fala de decisão desproporcionada

O IMTT encerrou na segunda-feira o centro de inspecção da Cima (do Grupo TAVFER de …

Cerca de 30 por cento da mão-de-obra de multinacional espanhola instalada em Nelas é do concelho de Oliveira do Hospital e vai continuar a contratar

A multinacional Covercars, uma empresa que fabrica componentes automóveis, que ontem inaugurou as novas instalações, …