A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a EDP assinam, no próximo dia 12, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, o protocolo que visa auditar a eficiência energética nos edifícios municipais a nível nacional, bem como a própria sede da ANMP.

ANMP e EDP assinam, em Seia, protocolo para optimização energética

 

Trata-se de uma medida que visa diagnosticar e optimizar a situação energética e a partir dela promover a melhoria da sua eficiência, tal como a utilização racional de energia. Para tal serão analisadas detalhadamente as principais operações ou processos da instalação em causa, no sentido de verificar a correcção dos procedimentos e identificar possíveis alterações que conduzam a um incremento da eficiência energética sem colocar em causa os níveis de operação e a qualidade dos mesmos. Mudança das lâmpadas convencionais por outras mais económicas no consumo e isolamento de portas são medidas simples que podem ser adoptadas tanto nos edifícios públicos, como em casas particulares, garante a EDP.

 A auditoria energética pode ainda abranger todos os edifícios municipais que os autarcas decidam contratualizar com a EDP, como as piscinas municipais, pavilhões gimnodesportivos, entre outras estruturas.

Com esta nova medida, é objectivo da EDP e ANMP incentivar todos os utentes a adquirir novos hábitos e novos comportamentos que sejam mais amigos do ambiente, utilizando como exemplo os edifícios dos Paços do Concelho e a sede da ANMP.

LEIA TAMBÉM

Autarca de Oliveira do Hospital tem muitas dúvidas sobre a capacidade de se fazer cumprir lei de limpeza da floresta

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que nenhum concelho vai conseguir …

Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o …