Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Ano Novo, vou começar a treinar… Autor: Luís Marques.

Sentimentos, emoções e vontades fazem da contagem decrescente anual o ponto mais alto das mudanças psicológicas; “…para o ano vou fazer, acontecer, mudar, riscar, pentear, pintar, pedir, etc…” Se a mudança de ano é por si só uma mudança, porque não mudar? Podemos querer mudar tudo, mas é essencial adaptar as mudanças àquilo que somos, fazemos e gostamos. Dentro deste espírito de mudança, e tentativa de fazer algo melhor por si, desejo criar um “feeling” positivo na sua cabeça, desafiá-lo a desacomodar-se, inspirá-lo a sentir-se forte, rápido, resistente e flexível. Comece amanhã, sim amanhã, o seu treino.

Comece por caminhadas de 20 a 30 minutos com percursos variados, não admita que o treino se torne, também, rotina. Inverta o sentido, acrescente escadas, repita a subida, acelere, faça o mesmo percurso das mais variadas possibilidades. Não esqueça que o equipamento para esta atividade é essencial, principalmente no inverno; uma gola, um garruço, umas luvas, umas calças cómodas, um polar quentinho, uma camisola que elimine a transpiração e mantenha a pele seca, e, o mais importante, umas BOAS sapatilhas (não caras!), existe marcas no mercado que lhe permitem aceder a material de grande qualidade e a preços baixos, procure e vai encontrar. Tente cativar alguém a partilhar estes momentos consigo, é mágico.

Marque uma consulta no seu médico de família, informe-o das suas expetativas e ambições, e peça-lhe para efetuar os exames de rotina, o chamado “check up geral”. Tente, sempre que possível, não ingerir comprimidos, ou seja, não se auto-medique, tentando aderir às práticas naturais. Se tem um resfriado aumente o consumo de chás ricos em casca de cebola, limão e mel, por exemplo.

Depois desta primeira fase, obrigatória, procure e experimente as mais variadas possibilidades de realização de exercício físico, orientado por um profissional de desporto. Perceba a energia que uma aula de spinning lhe dá, sinta a mobilidade que uma aula de pilates lhe fornece, constate o trabalho global que as atividades aquáticas lhe proporcionam, respire o oxigénio que uma corrida lhe oferece, pergunte, pesquise e perceberá o que mais se adapta a si.

Se um dos seus entraves à adesão ao exercício físico é o dinheiro, então há que encontrar soluções, e olhe que são muuuuuuuitas. Algo que já falei, e não altero, é a questão do equipamento, com pouco dinheiro consegue apetrechar-se bem. Quanto ao exercício propriamente dito, existem variadas formas de o fazer bem, indiretamente orientado! Em qualquer banca de jornais encontra, também, revistas específicas de desporto, em que pode aceder a planos de treino, quer de musculação, quer de exercício cardiovascular, desde o nível principiante ao avançado. É importante perceber que musculação não requer equipamento específico, o próprio corpo e dois pacotes de kg de açúcar fazem milagres! Em caso de dúvidas, essas mesmas revistas facilita a entrada em contato com o escritor/treinador através do email ou mesmo pelo facebook. Existem, também, canais no youtube que pode subscrever e acompanhar regularmente, canais esses criados por treinadores de elevado gabarito nacional e mundial nas mais diversas áreas do desporto/fitness. Pode, também, aceder a aplicações para o seu smartphone que o ajudarão a realizar exercício físico. Contudo, e como regra geral, há que ser comedido em qualquer uma das orientações possíveis, percebendo que não tem a seu lado uma resposta pronta, o que eleva a expressão, “Em caso de dúvida, não faça.”

Perceberá que uma relação fidedigna com um treinador/monitor lhe permitirá desfrutar do exercício de uma forma mais séria e despreocupada, pois terá alguém que pensará em criar-lhe desafios constantemente. Aceder ao exercício físico de forma autodidata, irá despertar em si curiosidade, ambição e acima de tudo disponibilidade, e esta faz toda a diferença.

Em ambas as soluções a sua saúde agradece.

Bom ano, e não se esqueça que amanhã começa o seu treino, força.

 P.S.- Não hesite em questionar-me: [email protected]

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

Comentários aos resultados eleitorais em Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis, Jano

Grande vitória da CDU na Freguesia de Meruge!  A nível municipal, porém, sai muito ferida …

Pensar a República. Autor: Renato Nunes.

Não há pensamento sem tempo livre. Os feriados constituem, por isso, uma oportunidade privilegiada para …