Festock permite de forma rápida e simples que realizadores, produtores, actores e marcas possam agregar e gerir candidaturas a qualquer festival de cinema do mundo, promover os respectivos trabalhos e manter o conctato com os fãs. Criado por cinco antigos alunos da Universidade de Aveiro (UA), o Festock é a uma ferramenta online de produtividade e gestão de conteúdos cinematográficos e a primeira plataforma desenvolvida a pensar em todos os profissionais de cinema e não só.
Ainda em fase de desenvolvimento, o Festock tem lançamento agendado para meados deste ano. “Após um período de grande amadurecimento conceptual e estratégico, onde se fizeram contatos com potenciais utilizadores – realizadores, festivais de cinema, cinéfilos e investidores – chegamos a 2016 com o Festock bem delineado”. Luís Jesus, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC), mestre em Governação, Competitividade e Políticas Públicas pela UA e um dos fundadores da plataforma, não tem dúvidas: “Festock será abraçado pelo mundo cinematográfico”.
Esta plataforma agrega um conjunto de ferramentas a pensar em quem faz do cinema a sua vida. Para além de ser uma forma rápida e fácil de manter contato com festivais de cinema e todos os entusiastas da área, é uma solução simples para candidaturas e acompanhamento das submissões a festivais, podendo todas as entidades interessadas acompanhar e monitorizar a sua influência e sucesso.
Para além da componente profissional, o Festock também quer ser uma referência para o grande público consumidor de cinema. “Todos os amantes da indústria cinematográfica têm a possibilidade de acompanhar de perto todos os seus ídolos e eventos relacionados com o cinema. Têm ainda a possibilidade de contribuir para o enriquecimento de obras e eventos através de ações voluntárias junto das equipas técnicas de um filme em progresso”, menciona a equipa.
O Festock nasceu como projeto final do curso de Novas Tecnologias da Comunicação. Se inicialmente, recordam os fundadores, tinha como principal objecto a flexibilização de visualizações de peças cinematográficas em Festivais de Cinema, com o passar do tempo, e já num período “pós universitário”, a evolução do conceito Festock para “ferramenta de produtividade” tornou-se naturalmente necessária.