António Arnaut vem a Oliveira do Hospital falar de “Maçonaria e República”

O auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital vai ser amanhã palco, pelas 14h45, de uma palestra alusiva à “Maçonaria e República”. O tema vai ser abordado pelo conceituado advogado, político, escritor e figura de topo da maçonaria portuguesa, António Arnaut.

Figura cimeira na cena política – é conhecido como o pai do Serviço Nacional de Saúde – e intelectual da segunda metade do século XX, Arnaut foi também Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa entre 2002 e 2005.

Integrada no programa de comemorações do Centenário da República, a palestra é organizada pelo grupo de História da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, em colaboração com a Câmara Municipal.

De acordo com a organização, trata-se de “uma excelente oportunidade”, para os jovens estudantes e todos os cidadãos oliveirenses participarem numa palestra alusiva ao tema da “Maçonaria e República”, porque “a história do republicanismo em Portugal não pode ser dissociada da acção da Maçonaria e das suas lojas”

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Notas conclusivas. Autor: Renato Nunes.

Quando Cid Teles faleceu, em 2009, tinha já completado a provecta idade de 98 anos. …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Na imprensa. Autor: Renato Nunes

Se compulsarmos o arquivo de A Comarca de Arganil, que já foi parcialmente disponibilizado em …