Apresentação do livro “Momentos a sós”

No próximo sábado, 3 de agosto, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital será o palco para o lançamento do livro “Momentos a Sós”, de Maria Arlete Bastos. A sessão de apresentação deste livro de poesia editado pelo município oliveirense terá início pelas 16h00.

Maria Arlete Bastos nasceu na freguesia de Travanca de Lagos, a 30 de dezembro de 1944, onde frequentou a escola primária. Uma súbita doença grave, quando frequentava o 4º ano escolar, obrigou-a a interromper os estudos, mas com determinação e ajuda familiar conseguiu regressar à escola e fazer o exame da 4ª classe. Na adolescência escreveu letras para músicas destinadas a um rancho folclórico e fez parte do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Travanca de Lagos.

Concluiu o Curso Geral Noturno aos 35 anos e no seu percurso profissional passou pelos Serviços Médico-Sociais do distrito de Setúbal e pela Câmara Municipal Oliveira do Hospital, onde permaneceu até à sua aposentação, em maio de 2003. Desempenhou funções de secretariado do gabinete da presidência durante o mandato de César de Oliveira como presidente da Câmara Municipal, e no apoio à vereação nos mandatos seguintes. Integrou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Oliveira do Hospital desde a sua fundação até 2001.

Maria Arlete Bastos é amante da leitura e da escrita e desde criança que escrevia contos e versos, que guardava para si no grande e velho livro de contas do seu avô, onde também deixava os seus segredos, mágoas, anseios e orações.

Em 2005 viu ser editado pelo Município de Oliveira do Hospital o seu primeiro livro, “Desabafos”, marcado pela morte prematura do seu marido. No próximo sábado apresenta mais uma seleção da sua poesia com “Momentos a Sós”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …