ARCIAL desperta comunidade para o “Dia da Pessoa com Deficiência ”

No âmbito da Comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência, que se assinala no dia 3 de dezembro, a ARCIAL prepara-se para despertar a comunidade para aquela realidade. No próximo dia 1, a instituição vai marcar presença na missa dominical e no dia 3 brinda os mais de 50 utentes com uma experiência na neve.

Chamar a atenção da comunidade para os cidadãos portadores de deficiência é o objetivo da ARCIAL, associação que no concelho presta apoio a mais de meia centena de deficientes e que no próximo dia 1 de dezembro, vai marcar presença na missa dominical que se vai realizar pelas 10h30 na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

Para além do ofertório reverter a favor da instituição que se prepara para abrir as portas das duas unidades residenciais com capacidade para 10 utentes, a missa vai contar com a participação dos colaboradores e direção da ARCIAL que na ocasião terão oportunidade de partilhar com os presentes aquela que é a missão da instituição e de despertar consciências para aquela que é a condição do portador de deficiência.

Daquela forma, a ARCIAL marca o arranque das comemorações do Dia da Deficiência que se assinala no próximo dia 3 de dezembro. Para aquele dia e à semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, a instituição reserva “um dia diferente” aos mais de 50 utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e cerca de 40 em formação profissional.

Com o apoio da Turistrela, a ARCIAL vai rumar  à Serra da Estrela. Aos utentes vai ser dada a oportunidade de fazer ski e de andar de teleférico, experiências de que a maioria dos utentes se vê privada no âmbito do seu seio familiar.  “Queremos mostrar que são cidadãos ativos e participativos e em nada diferentes dos outros”, refere a presidente da instituição, Rosa Neto, considerando crucial a abertura da ARCIAL à comunidade e o envolvimento dos utentes naquelas que são as práticas comuns a qualquer cidadão.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …

Primeiro-ministro apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Oliveira do Hospital

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta amanhã 20 novas equipas de sapadores florestais, em Oliveira do …