ARCIAL inaugura novo Centro de Actividades Ocupacionais

A Associação para a Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital prepara-se para estabelecer um novo marco na história da sua existência. Assim é, porque na próxima quarta-feira – pelas 11h30 e com a presença Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação – a Associação inaugura o novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), com capacidade para 50 utentes, e concretiza um desejo antigo.

“Sinto-me muito satisfeito. Era uma obra que desejávamos há muito tempo”, referiu ao correiodabeiraserra.com o presidente da direcção da ARCIAL, Arménio Rodrigues, recordando que a associação “estava há 30 anos instalada provisoriamente no edifício do antigo colégio”.

Lançada há cerca de ano e meio, a obra de construção do novo CAO – no terreno onde já estavam instalados os serviços da associação – ficou concluída no passado mês de Novembro. Desde então, que a ARCIAL tem vindo a proceder à mudança de instalações e prepara-se para, na próxima quarta-feira, inaugurar o espaço.

Com um custo de 800 mil Euros, a obra foi financiada em 450 mil Euros pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Socais (PARES) e apoiada em 150 mil Euros pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e em 40 mil Euros pelo benemérito local Serafim Marques. O restante foi suportado pela ARCIAL, que também contou com a generosidade da população em campanhas de angariação de fundos.

Com a sua capacidade praticamente lotada, o CAO da ARCIAL dispõe, entre outros espaços, de ginásio, gabinete médico e sala de fisioterapia. “O outro espaço não tinha dignidade nenhuma”, observou Arménio Rodrigues, referindo-se em concreto ao facto de o antigo colégio não dispor de casas-de-banho e balneários suficientes.

Actualmente, a ARCIAL é frequentada por 50 utentes na valência de Centro de Actividades Ocupacionais, 30 em formação profissional e 11 pessoas na empresa de inserção.

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

PSA Mangualde interrompe produção devido aos incêndios

A fábrica da Citroën, do grupo PSA, em Mangualde, interrompeu a produção devido aos incêndios …