Arganil: Aldeias do Xisto celebram a paz com 1620 badaladas

Todos os anos a 7 de Maio, no dia em que terminou a II Guerra Mundial, se celebra a paz em Benfeita, no concelho de Arganil. Este ano, o relógio da Torre volta a cumprir a tradição e irá lançar 1620 badaladas, no âmbito de um programa comemorativo com a duração de três dias, promovido pelas Aldeias do Xisto.

O repicar dos sinos acontece desde o dia 7 de Maio de 1945, data em que às 14h00 se tomou conhecimento em Benfeita – diz-se que foi um dos primeiros locais do país a saber – de que tinha terminado a guerra.

O relógio da Torre, tem um mecanismo preparado para ser activado automaticamente nesta data, a esta hora. As Aldeias do Xisto festejam este dia como “uma homenagem ao espírito da paz e contra todos os conflitos e formas de violência”.

A celebração da paz não se esgota no dia 7 de Maio. As Aldeias de Xisto reservaram ainda, para o dia 8 de Maio, a realização do Ciclo de Workshops Planta do Xisto Eco-living, na Cerdeira, Lousã, com o tema “Apicultura Profissional”.

Para 9 de Maio, e de regresso a Benfeita, está prevista a realização do passeio pedestre “A Pé pelo Caminho do Xisto de Benfeita”. A actividade insere-se no programa ‘Desporto para Todos’, do Município de Arganil e tem inscrição gratuita.

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 municípios do Pinhal Interior, na região Centro de Portugal.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …