As Tradicionais deixas de Lagares da Beira (em vídeo)

Quarta-feira de cinzas. Em Lagares da Beira, na hora do costume, o cerimonial pagão do tradicional Enterro do Entrudo voltou a quebrar a monotonia de uma pacata vila enregelada pelo frio de uma noite de Inverno.

É uma tradição com mais de 40 anos de história que em tempos idos chegou a realizar-se já de madrugada, uma vez que a polícia política do Estado Novo – a Pide – não era mesmo nada adepta deste tipo de festejos onde imperam o escárnio e a maledicência.

Durante muitos e muitos anos a organização da “corrida do entrudo” – era assim que antigamente se designava – estava a cargo de grupos de lagarenses que, de ano para ano, se iam revezando na preparação daquele castiço festejo. Hoje, é a Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira que insiste em mater a tradição de pé.

Tendo como ponto alto a leitura das “Deixas” – ou seja, o testamento deixado pelo Entrudo aos lagarenses –, este ritual pagão constitui uma crítica social a determinados comportamentos e atitudes que merecem a reprovação dos organizadores do evento.

Quando o testamento começa a ser lido – este ano a tarefa coube ao antigo presidente da Junta da Lajeosa, Alberto Cadima –, soltam-se as gargalhadas e, no meio da assistência, não falta quem identifique de imediato os visados da “piada”. É o reflexo de uma sociedade “voyeurista” que, ao longo do ano, vai compilando as desventuras da “vizinhança”. 

E ninguém escapa… há deixas para os mais diversos quadrantes: desde o presidente da Câmara a um agente da GNR que alegadamente terá andado no desfile do corso carnavalesco de Lagares “de cerveja na mão”.

Lidas numa linguagem vernácula, a desculpa é no entanto sempre a mesma: “É Carnaval, ninguém leva a mal”.

O correiodabeiraserra.com registou ontem em vídeo algumas das principais passagens desta tradição lagarense. Entre aqui no canal de Youtube deste diário digital e confira se também foi contemplado no testamento do Entrudo.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …