Assembleia Municipal pretende ratificar destituição António Lopes que considera este acto mais uma ilegalidade

Assembleia Municipal pretende ratificar destituição António Lopes que considera este acto mais uma ilegalidade

O Primeiro Secretário da Assembleia Municipal (AM) da Câmara de Oliveira do Hospital assinou hoje a convocatória de um sessão ordinária daquele órgão para o próximo dia 19 que tem como segundo ponto da ordem do dia a ratificação das seguintes posições: a deliberação da destituição de António dos Santos Lopes de Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, a eleição da Mesa e das deliberações tomadas na sequência da destituição e eleição da Mesa.

A sessão, segundo Carlos Manuel Vieira Mendes, será liderada pelo actual líder do órgão, Rodrigues Gonçalves. Mas o anterior presidente, destituído do cargo a 26 de Abril, segundo alega de forma ilegítima, considera que este acto “é a confirmação de uma espécie de Golpe de Estado em que primeiro toma-se o poder e depois legisla-se em conformidade com os interesses”.

Rodrigues Gonçalves, que se encontra no Algarve, preferiu não fazer declarações, uma vez que, sublinhou, foi o Primeiro Secretário quem tratou da ordem de trabalhos. Carlos Vieira Mendes limitou-se, por seu lado, a confirmar que quem irá  dirigir os trabalhos será o actual presidente em exercício, eleito a 28 de Junho, e não António Lopes, o que este considera tornar o acto desde logo ilegal.

“Já é um avanço reconhecerem que as decisões precisam de ser ratificadas. No dia 26 de Abril só tinham certezas”, referiu ao CBS António Lopes, adiantando que o único interesse que o move é o bem do Concelho. “Nessa perspectiva estaria na disposição de viabilizar esta ratificação, que do meu ponto de vista só pode ser conseguida sob a direcção do presidente legitimamente eleito. A não ser assim, porque para nós a legalidade e a democracia são valores inalienáveis, continuaremos a pugnar nos meios próprios por esses valores, neste caso os tribunais”, assegura. António Lopes diz ainda que não deixa de ser “caricato um órgão deliberativo ratificar as suas próprias deliberações”. “Se tudo foi legal o que há para ratificar?”, questiona.

O presidente demitido considera ainda que com esta atitude fica “claramente demonstrado que a actual maioria não se importa com a defesa dos interesses do município, mas antes com o achincalhamento do órgão que é a Assembleia Municipal. “Dá razão à afirmação do senhor presidente da Câmara, quando diz que ele é que foi eleito para governar o Concelho. Pelos vistos, a Assembleia Municipal é só para bater palmas”, concluiu.

A reunião tem como derradeiro ponto de trabalhos um o Pedido de informação à Câmara Municipal sobre as taxas e tarifas do fornecimento público de água, recolha de saneamento e de resíduos urbanos ao abrigo da alínea c), nº 2, do Regimento da Assembleia Municipal. Uma discussão solicitada por António Lopes por considerar que executivo excedeu em muito os aumentos que foram aprovados na Assembleia Municipal. Estará ainda na ordem do dia, entre outros, a informação acerca da actividade e da situação financeira do Município, bem como a apreciação e votação, nos termos do artigo 9º do Regulamento dos Títulos Honoríficos do Concelho de Oliveira do Hospital, da proposta da Câmara Municipal para atribuição das Medalhas de Ouro e Medalhas de Mérito Municipal.

LEIA TAMBÉM

CNE dá provimento a denúncias do PSD e pede explicações a José Carlos Alexandrino sob alegadas práticas que violam lei eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu provimento a uma queixa apresentada pela concelhia do …

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

  • Ai que comédias

    Mais um tiro no pé.
    Só podem ter o intestino grosso ligado ao cérebro.
    Mais uma assembleia para anular, o que se vai pagar aos deputados é que não volta para o Estado, mas devia. Podem discutir lá o sexo dos anjos que vale o mesmo.
    Sr Presidente, escusa de chamar as televisões, ponha a CentroTv a filmar estas comédias para os munícipes se rirem, ao menos essas palhaçadas vão dando para rir.

  • António Lopes

    Estranhamente, ou talvez não, a discussão dos aumentos da água e do saneamento , é o último ponto da agenda de trabalhos. Porque o ponto de antes da ordem do dia temlevado 4 horas, ultimamente, e porque o ponto 2 vai ser, necessariamente, de discussão demorada,adivinho a que horas será o assunto da água discutido!!!

    Entretanto, gostava de informar todos os Munícipes que fiz saber ao actual “Presidente da Assembleia Municipal” , da inconveniência em estar a distinguir cidadãos no dia do Concelho, correndo o risco de essas distinções serem ilegais. Mais informei que comunicaria esta decisão aos homenageados, especialmente ao Snr. Eng.Belmiro de Azevedo se, como consta, vier a ser distinguido. Penso que é o mínimo que posso fazer pelo bom nome e prestígio do Concelho e dos homenageados que, sejam quem for mereceriam, em princípio, o meu voto favorável.Neste contexto, naturalmente, não votarei.

  • Guerra Junqueiro

    “O mundo será salvo – se puder ser salvo – por aqueles que não se submetem.” – André Gide
    “O País que precisa de um salvador, não merece ser salvo.” – Millôr Fernandes

    António Lopes é evidentemente um insubmisso, resta saber se os Oliveirenses o merecem?

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Combate

    Apreciem este “furor democrático” do líder local do PS. Leiam abaixo:

    “Somos um partido responsável e de gente responsável. Sabemos muito bem o que aqui estamos a fazer. Sabemos das nossas competências. Conhecemos a lei”…

    Se assim é ratificações porquê e para quê? Não conhecem a lei, continuam a ignorá-la, e vão sair-se mal.Muito mal.

    …”Depois, foi dada a palavra ao Presidente da Junta da União das Freguesias
    de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, Sr. Eng.º Carlos Artur Simões
    Esteves Maia, que fez a seguinte intervenção:
    “Eu tenho a impressão que a oposição, e mais uma vez ficou aqui
    demonstrado por estas intervenções, que andam realmente um bocado arredados
    quer da democracia, quer do conhecimento da Lei. Pelas afirmações do
    Deputado do CDS e do Deputado do PSD, realmente andam arredados destas
    coisas. Bom! Vamos lá ver uma coisa. Nós não estamos aqui a brincar. Isto são
    nitidamente manobras de diversão para com esta Assembleia e o Partido
    Socialista não vai em manobras de diversão.
    Sr. Deputado Vilafanha e Sr. Deputado Luís Lagos, o Partido Socialista
    não vai em manobras de diversão. Somos um Partido responsável e de gente
    responsável. Sabemos muito bem o que estamos aqui a fazer. Sabemos das
    nossas competências. Conhecemos a Lei que, aliás, já foi aqui alegada pelo Sr.
    Presidente em Exercício, de forma que nós não estamos a brincar com isto. Nós
    estamos muito a sério e muito serenos quanto a esta matéria”….

    Página 30 da acta da Assembleia Municipal,de 26 de Abril, discussão da destituição de António Lopes.

  • Dr. Lacrau

    Dr. Lacrau

    É isso é isso !! O senhor engº Maia, o truculento líder do PS concelhio, ao que ouvi dizer, pôs-se em bicos de pés e disse bem alto, como costuma, aquelas coisas todas que constam na acta da sessão em que ilegalmente foi destituído António Lopes. E repetiu depois com mais certezas ainda aos jornais. É, o homem era só certezas e daí passou às farroncas. E tanta certeza tinha que, agora, ficou sem ter para onde recuar. Então agora como vai ser?.Então o PS vem agora “ratificar” decisões e deliberações tomadas pelo voto no mesmo órgão, a Assembleia Municipal, que mantém a mesma composição ?? Vem “ratificar” deliberações que impôs apesar de muito ter sido avisado para o não fazer da forma ilegal e arrogante como fez questão de impor ?? Que ópera bufa ! Que farsolas ! Que nojo de gente! A única curiosidade que mantenho é saber o que vai afirmar, que vai farroncar o líder do PS concelhio perante tamanha pirueta ? Provavelmente ela foi-lhe imposta pelos seus superiores nos aventais (loja maçónica) . Não será surpresa se não aparecer na sessão da Assembleia de 19. Mas como despudor é coisa que lhe não falta,, também é capaz de aparecer por lá…e de farroncar como sempre.

    • Digam que é mentira

      Esse artista, já parou uma procissão por não ter passado em frente da casa onde estava mais o falecido e borrachão Presidente da Câmara Dr César de Oliveira.
      Queria que o Padre prestasse vassalagem aos aventais e ao PS, o que espera de uma criatura como esta. Se for preciso vende a mãe, que uma nobre Senhora.

      • Ervedalense

        O que se espera?
        Então tem residência legal em Viseu possivelmente para não perder o direito da casa, nunca mudou a documentação para o Ervedal. Não votou nele próprio, nem para a Assembleia, nem para a Câmara, vota em Viseu e tem sido candidato a deputado pelo distrito de Viseu para a Assembleia da Republica, e é este homem o presidente da CPC do PS de Oliveira do Hospital.
        Trouxe as malas, mas em vez de assentar arraiais no Ervedal não, vai para Oliveira, talvez para facilitar as viagens que a companheira teria que agora fazer de ida e volta do Ervedal para Oliveira, como é sabido, ela surpreendeu tudo e todos ao candidatar-se e ganhar o lugar de Directora de Comunicação na ESTGOH, prescindindo do lugar de recepcionista/telefonista que também tinha ganho na BLC3. No entanto esta situação de pernoita em Oliveira, longe do Ervedal, não lhe permite tratar a Ervedalense com que mais cuidados deveria ter. Ainda bem que o irmão resolveu vir residir e votar no Ervedal para cuidar da mãe que está enferma.
        Como gosta muito da Terra, do Concelho e do País, promove e comparticipa com o dinheiro público, um passeio com as pessoas da freguesia para Espanha!!!!!! É verdade, vão gastar o dinheiro Nacional para São Tiago de Compostela, é assim que esta gente administra o nosso dinheiro, e nos ajuda a sair da crise.
        É caso para dizer, é que nos saiu cá um GALEGO!!!

  • Cidadão Oliveirense

    Carissimos,

    Estarei a ler bem ?

    Então vão ratificar ?

    Isso quer dizer que a destituição foi ilegal, certo ?

    Não se ratifica coisas bem feitas ?

    O circo está montado, mas termos de atura esta gente mais anos, é a p*t* da loucura.

  • Para o Ervadalense

    O jornal do lopes e do feiteira é uma coisa que tudo permite, desde a baixaria ao insulto, da intriga à notícia de encomenda, etc. Um dia destes vamos ver se outros aqui põem certas coisas de figurinhas e figurões cá da praça… (e vamos ver como a balburdia neste far-west mal frequentado vai acabar…vai ser um arraial).
    Já agora tu aí “oh cavaleiro da triste figura” para seres sério e teres orgulho no nome que usas e no sangue que tens, dobra a língua antes de falar no Maia. E lava bem a boca…
    Juntas aí um amontoado de mentiras e falsidades, faze-lo para denegrires alguém que serve e dá a cara – bem levantada – pelo seu concelho, desde a Assembleia de Freguesia, à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e agora à Junta de Freguesia.
    Quanto ao que dizes vais ter que provar…
    Fica aí com estes dados: o Eng. Carlos Maia foi candidato a Deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de COIMBRA. COIMBRA!
    E tu em Coimbra foste candidato a quê?? Diz-nos com segurança…
    – Oh Sr Lopes sabes porque te metes com o Maia? Porque ele te aconselhou a cumprires as regras , que estavas obrigado a cumprir, sem bufar, no PCP.
    Pôs-te na ordem. E com ele sabes que não brincas.
    Em 1993 o PSD tudo ofereceu ao Maia para ter maioria na Câmara.
    Sabes qual foi a resposta dele? Pois é…nunca se “vendeu”.
    Força Maia, cá estamos atentos aos vários pseudónimos que por aqui andam e aos lacraus…

    • Ervedalense

      Provar o quê?
      Nunca foi deputado por Viseu?
      Vota no Ervedal?
      Vota em Oliveira?
      Reside no Ervedal?
      Trata da mãe?
      Foram ou não gastar o dinheiro do concelho em Espanha?
      Qual o actual emprego da companheira? E do irmão desta?
      Qual era o anterior emprego da companheira? O que fazia antes de ser companheira?
      O agora Engenheiro Agrónomo, que tal como o Campos eram regentes agrícolas, mas que o Campos passou a engenharia, é mais fácil do que estudar, antes de 93 era todo PSD, chegou a andar de altifalante aos berros numa 4L da SAPEC, no dia que o Freitas do Amaral perdeu para o Soares, a dizer mal do Marocas. Como o Dr António Saraiva não lhe arranjou tacho na câmara, embora lhe tenha arranjado na SAPEC, aproveitou a chegada do Dr César de Oliveira, contribuiu para a sua vitória, e passou a fazer parte do xuxalistas. E tem xuxado por onde pode.
      Quando pedes “Força Maia” é a vidente? É que por o outro lado esquece, já foram.

  • Egomania

    Para o “Para Ervedalense”: Só posso ter um sentimento de pena para com gente deste tipo. O Sr Eng.Carlos Artur Simões Maia ocupa, por ora, a cadeira de presidente da Concelhia do PS, com muita reserva do seus pares. Notam-se as diferênças da cultura democrática, neste Concelho, após a sua eleição. Um presidente de Concelhia que mete a namorada, esposa, companheira, o que queira chamar, nos empregos que meteu, da forma que meteu, é referência para quê e para quem? Ele está para servir, ou está para se servir? Para fazeres esse discurso, calhou-te o quê? Podes explicar para nós? Ele há com cada f… p…ta…!