Os “apitos”… “Apitos dourados” e “apitos finais”… Finalmente ! A este respeito há já importantes decisões do Conselho Disciplinar da Liga. Porém, nada ainda está decidido que também há recursos e contra-recursos...

 

Assim mal vai o futebol no nosso Luso “pelado”…

E haverá, espera-se, mais processos a transitar em julgado nos Tribunais civis. Com alguns dos conhecidos “figurões” arvorados em dirigentes desportivos a terem que sentar o rabo no banco dos réus o que, por si só, já nos dá muito gozo… De entre eles, os arrogantes Loureiros, pai e filhote. O pai Loureiro, ainda agora, mesmo atolado até aos cabelos em escandaleiras muito publicitadas, ainda agora foi para os “Prós e Contras” da televisão a esvurmar arrogância até à provocação. Esta “família” dos Loureiros já conseguiu arrumar com o Boavista… Será que se vai “arrumar” com ela agora?

Mais sabidola, o “papa” do Porto anda comedido, cauteloso, enquanto troca de mulher… Mas também lá vai sentar o reboludo rabiosque em julgamento. Aliás, o Futebol Clube do Porto não recorreu da sentença do Conselho Disciplinar que o penaliza com a perda de pontos. Esta atitude do FCPorto também é sintoma da admissão de culpa.

Porém, repete-se, ainda nada de realmente importante está decidido nestes intricados processos futeboleiros. Estaremos cá para ver o que acontece de facto.

Entretanto, o (des)governo navega à vista, fazendo de conta que nada daquilo que de mui mau se passa na bola lusitana lhe diz directamente respeito. Quando muito, com uma ou outra posição (ou norma) tenta “lavar as mãos como Pilatos”, da estrumeira…

O problema Rui Costa

O glorioso Benfica andou muito mal. Trocou de treinadores… Tentou a propaganda… Mas empatou e perdeu demasiados jogos. A massa associativa contestou e com razão, diga-se.

Rui Costa foi transformado no maior problema do Benfica desta época. Anunciado como “salvador”; responsabilizado para fazer andar prá frente os colegas e a bola; elevado a consciência moral da equipa; precipitadamente indigitado como dirigente desportivo de topo; carregou tudo isso em cima dos seus trinta e cinco – trinta e seis anos de idade, ainda por cima no meio de uma equipa que apresentava cinco ou seis futebolistas medíocres considerando a efectiva grandeza do Glorioso…

Depois, com Rui Costa como jogador/dirigente, em campo e no balneário, outros futebolistas (mais jovens) não puderam assumir-se em plenitude e os treinadores quase andaram a pedir-lhe desculpas de cada vez que Rui Costa não entrava como efectivo ou quando era substituído. Pode parecer paradoxo mas não o será assim tanto:- ainda bem para o Benfica que Rui Costa recusou continuar a ter que jogar apesar de ter uns pés e uns olhinhos como ainda não há outros neste Benfica. Resta-nos a esperança no amanhã…

Sporting versus FCPorto

O Sporting venceu bem o FCPorto na final da Taça. Aliás, nos quatro últimos jogos entre ambos, o Sporting venceu três o que prova “alguma” coisa. Prova que sendo o FCPorto uma equipa mais apetrechada e mais equilibrada entre os sectores – venceu o campeonato da Liga à vontade — o Sporting joga melhor quando é necessário ganhar ao Porto, digamos assim. Prova também que Jesualdo Ferreira é demasiado temeroso nesse tipo de jogos, quase tipo “mata-mata”, e que Paulo Bento é mais audaz que Jesualdo Ferreira.

A Selecção deste “Soco-Lari” ? Ai, ai, ai …

Está divulgada a lista dos convocados para o Europeu do próximo mês. Ressalta que o verdadeiro meio-campo é frágil, com pouco “peso”, apesar de ser tecnicamente evoluído. Quem vai “carregar o piano” a meio-campo ? E como se vão portar os rins da linha defensiva, a começar pelos rins de Ricardo se for ele o guarda-redes efectivo? Para mim, não há dúvidas que deve ser Quim o escolhido. Será o “Soco-Lari” da minha irritação capaz de pôr a jogar ao mesmo tempo Miguel e Bosingwa ? E Meira, irá ele para “trinco”, ou vai Ricardo Carvalho, ou Petit ? Vamos jogar com dois pontas-de-lança? Ou com cinco avançados ao mesmo tempo ? Como se vê, o “Soco-Lari” que nós conhecemos (bronco…) é incapaz de responder – em campo – a todas estas “perguntas. É demais para ele porque ele “apenas” é um manipulador teimoso e manholas, embora principescamente bem pago.

Contudo, a não convocação de Maniche é o caso mais controverso. Sem Maniche, a nossa Selecção, à partida, não vai ter o seu jogador mais eficaz nas fases finais do Europeu de 2004 e do Mundial de 2006. Que aconteceu pois a Maniche ? Eu cá não sei e quem sabe? Sei, sim, que Maniche não partiu nenhuma perna e que deveria ter merecido a maior atenção e todo o acompanhamento possível da parte de toda a equipa técnica da Selecção por forma a garantir que ele estivesse pelo menos a 75% ao chegar, agora, à fase final do Europeu. Para mim, na Selecção, só Cristiano Ronaldo é mais indispensável que Maniche. Reafirmo que Maniche, ao seu habitual nível competitivo na Selecção, é um dos melhores e mais eficazes jogadores de futebol da actualidade. Defende, ataca, marca em cima e desmarca-se, é forte e resistente, joga simples porque pensa rápido e até já marcou alguns dos melhores golos desta Selecção. Depois, ele daria outro “peso” competitivo a um meio-campo que a mim não me convence. Que raio ! Que terá acontecido a Maniche ? Por que não explica “Soco-Lari” de forma clara as suas “razões” para o ter excluído? Do meu ponto de vista porque cada uma dessas eventuais “razões” acabaria por ser mais uma prova da incompetência desta equipa técnica da Selecção mais dos seus principais dirigentes !

Portanto, e tendo ainda em conta a má preparação da Selecção, a forma desastrada como jogou vários jogos, todos os receios são fundados e legítimos… E todavia Portugal continua a dispor de meia dúzia de extraordinários futebolistas ! Mas o “Soco-Lari”, mais o Presidente da Federação, mais os patrocinadores, essa péssima “equipa” impõe opções que não auguram nada de bom. Ai, ai, ai…

Cá por casa…

Parabéns ao Fut-Sal do Futebol Clube Oliveira do Hospital por ser campeão esta época. Quanto à descida da equipa de futebol de onze, diremos que “paciência, é a vida” e que para o ano há mais campeonato… Diremos ainda que também nos distritais pode haver bons espectáculos e que já noutros tempos por aí se viram bons jogadores, a maior parte deles cá do Concelho. Depois, ainda nada será mais “excitante” que um Futebol Clube Oliveira do Hospital versus Nogueirense ou Tabuense… Vamos à bola rapaziada !

João Dinis
Autarca da CDU – Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …