Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Atleta de “Rede”. Autor: Rui Luís Marques.

Como praticante de desporto, ex-atleta de futebol e orientador/monitor de atividades desportivas tenho que abordar um tema que me questiona diariamente: o que é um atleta?

Nas minhas viagens diárias pelo facebook deparo-me com inúmeras páginas de pessoas pedindo um singelo “gosto” para seguir a sua página de atleta. É evidente que, como em qualquer situação de “gosto” em redes sociais, só sigo quem conheço e quem pela sua experiência de atleta possa enriquecer o meu contexto desportivo. Mesmo assim a questão mantém-se, o que é ser um atleta? Tirar fotos à bicicleta com uma bela paisagem de fundo? Tirar uma “selfie” com a cara toda suada? Fotografar a entrada das piscinas municipais e dizer “já está”? Fotografar a sala de musculação? Fotografar-se na depilação? Tirar uma foto com o PT? Milhões de fotos nos mais diversos contextos partilhados nas redes sociais?

Isto faz qualquer pessoa, qualquer comum mortal entusiasta pelo desporto e que gosta de atenção pelo seu desempenho, incluindo eu! E na minha humilde opinião, isto não é ser um atleta, um atleta não tem tempo para este tipo de situações. Sigo o Nélson Évora e percebo, pelas suas publicações, que gosta de partilhar treinos de alta dificuldade, algo só capaz de um verdadeiro atleta. Sigo o ciclista Rui Costa e constata-se que o dia vai ser duro, algo que ele suaviza com o seu sorriso e um educado bom dia. Sigo, também, o Vitor Gamito que me pareceu, no dia do “gosto”,uma excelente opção pelo contexto bicicleta,e pela sua experiência como ex-atleta, mas a verdade seja dita, marketing pessoal e profissional, só. Agora poderia nomear alguns nomes de auto intitulados atletas e que vocês teriam dificuldades em contextualizar, uma vez que não são atletas, certo? E basicamente comungam do contexto Vitor Gamito, seguindo a sua bitola de publicações, mais os contextos acima referidos. Podem-se comportar como tal, mas não são. Eu pratico mais de 10 horas de exercício físico por semana e não sou atleta. Muitas pessoas podem treinar horas a fio e não são atletas. Atleta é muito mais que promoção, perfeccionismo e facilidade.

Atleta é o profissional dos desportos (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas. O termo iniciou-se com os que praticavam atletismo.Depois estendeu-se aos praticantes de luta (em jogos solenes) na Grécia e Roma Antiga. Também pode significar um homem ou mulher de sólida compleição

Segundo Krieger, (2007) atleta “é qualquer pessoa que pratique qualquer manifestação de desporto, seja educacional, de participação ou rendimento, podendo ser classificado quanto à forma de sua prática, em amador, não-profissional e profissional.” Mesmo os que apenas correm pelas ruas da cidade a fim de melhorar a forma física e a saúde não o deixam de ser, no sentido mais amplo da palavra.

Definição de atleta pela wikipédia.

Pesquisei a definição na net e constatei que qualquer pessoa que seja ativa, do ponto de vista físico, é atleta. Não concordo e vou partilhar as minhas razões:

  1. Atleta é alguém agrupado numa Federação

Sem competição não há atletas. Clubes organizados em associações, que por sua vez são regulamentados por Federações, definem as competições.

  1. Atleta é alguém que treina

Sem orientação não pode haver um atleta. Planeamento do treino, definição de objetivos e avaliações periódicas contextualizam o atleta.

  1. Atleta é alguém que descansa

O melhor treino para quem treina é o descanso. Não se pode ser atleta quando o treino não é o seu trabalho, ou quando se treina antes e/ou depois do trabalho, não realizando o devido descanso.

  1. Atleta é alguém com historial de atleta

Não se pode criar um atleta aos 30 anos, atleta nasce ou forma-se nas idades devidas. Ninguém pode ser, comportar-se ou auto intitular-se de atleta depois do prazo.

Existem muitas pessoas que se contextualizam nestes aspetos fundamentais do ser atleta, mas que na minha visão não podem ser considerados como tal. Permitam-me a palavra desportista, ou entusiasta pelo desporto, mas nunca atleta. Não sendo uma visão crítica do comportamento de quem auto se intitula, é em boa verdade o distanciamento dos verdadeiros atletas dos desportistas. As diferenças são muitas e os resultados também, e aqui, reside a verdade nua e crua.

As lutas dos atletas não podem ser vividas pelos desportistas, inspirem-se neles mas não vivam como eles.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

Comentários aos resultados eleitorais em Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis, Jano

Grande vitória da CDU na Freguesia de Meruge!  A nível municipal, porém, sai muito ferida …

Pensar a República. Autor: Renato Nunes.

Não há pensamento sem tempo livre. Os feriados constituem, por isso, uma oportunidade privilegiada para …