Autarca de Oliveira pede a presidente da REN para desbloquear PDM que “está há 13 anos para aprovação”

José Carlos Alexandrino aproveitou, ontem, a presença do diretor geral do território e presidente da REN para solicitar o “parecer final” do PDM que “está há 13 anos para aprovação” e que, nesta fase, só depende de luz verde daquela estrutura.

“Aproveito para pedir ajuda ao presidente da REN, porque o PDM só depende da comissão da REN”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dirigindo-se, assim, a Paulo Correia, diretor geral do território que ontem participava na sessão de apresentação da operação do cadastro predial e que, é simultaneamente presidente da Reserva Ecológica Nacional. José Carlos Alexandrino referia-se a um “parecer final” que, por falta de emissão, está a bloquear a revisão do PDM que “já está há 13 anos para aprovação” . A apelar ao parecer final “o mais depressa possível”, o autarca oliveirense, destacou a importância do PDM na resolução de problemas de “legalização de indústrias e de terrenos em Oliveira do Hospital”.

De recordar que, já em janeiro de 2013, o presidente da Câmara Municipal se queixou da excessiva burocracia em torno da revisão do PDM. “É confrangedor”, chegou a considerar José Carlos Alexandrino a propósito de alterações que foram solicitadas naquela que era entendida como a última reunião do PDM (a oitava), em 12 anos.

Volvido mais de um ano, a revisão do PDM continua por concluir, tendo decorridos já 13 anos desde o início do processo, em março de 2001.

Em resposta ao apelo que lhe foi dirigido pelo autarca oliveirense, o presidente da REN lamentou a demora em torno do processo, não adiantando porém um timing para emissão do parecer final. “Às vezes há objeções que determinadas áreas impõem”, referiu Paulo Correia, considerando que as mesmas “sejam pontuais” porque os plano, normalmente acompanhados pelas comissões de coordenação “são bem feitos”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …