Autarca de Vila Franca da Beira opõe-se à extinção de freguesias e reclama consideração ao poder central

O anúncio da extinção de algumas juntas de freguesia do país não passou ao lado da comemoração do 23º aniversário da Junta de Freguesia de  Vila Franca da Beira.

 

Assinalada durante este fim-de-semana, a efeméride para além de recordar a data, de elevação da localidade a freguesia, 23 de maio de 1988, acabou também por alertar para o cenário de extinção de autarquias locais. O

 

assunto mereceu, contudo, a oposição do presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira que, ao correiodabeiraserra.com justificou o programa comemorativo do aniversário da freguesia, com a “determinação” partilhada pela equipa que dirige “em manter e promover a freguesia e as suas gentes”.

“Repudiamos todas e quaisquer tentativas, venham elas de onde vierem e seja lá a que pretexto for, que intentem acabar com a nossa freguesia”, adverte o eleito pela CDU, para quem “o interesse das populações exige um poder local, o mais descentralizado possível e muito mais apoiado pelos governos centrais e, nunca o contrário”.

Manifestamente contra o acordo estabelecido entre o governo e a ‘troika’ e que prevê a redução, a partir de julho de 2012, do número de juntas de freguesia, atualmente são 4 259, João Dinis sublinha que o problema em torno das autarquias locais não reside no número das que existem em Portugal.

“O maior problema é serem desconsideradas pelo poder central e ao longo de anos seguidos”, clarifica Dinis, informando que a freguesia de Vila Franca da Beira “recebe, em média, a “miséria” de 13 cêntimos por dia por eleitor, do Orçamento de Estado”. Para o autarca este “é o problema maior” das freguesias e que a “a democracia portuguesa reclama que seja corrigido”.

 

 

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …