Autarcas da Lajeosa foram à Assembleia da República defender freguesia

 

… para votarem contra a proposta da UTRAT de agregação da freguesia com a vizinha de Lagos da Beira.

Manifestamente contra a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), os autarcas da freguesia da Lajeosa “colocaram pés a caminho” e reuniram ontem com os deputados do PSD da Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Coimbra.

“Temos que fazer o nosso trabalho”, referiu o presidente da Junta de Freguesia ao correiodabeiraserra.com que continua a não conseguir compreender o que levou a UTRAT a propor a união da Lajeosa com Lagos da Beira.

“Não existe qualquer critério que justifique a agregação”, continua Paulo Sérgio, notando que das cinco freguesias propostas para extinção, a Lajeosa é a única que não tem qualquer critério associado, havendo apenas a indicação de que existe uma “boa ligação viária” entre as duas freguesias e “alguma continuidade territorial”.

Prevista que está a subida das propostas da UTRAT à Assembleia da República já na próxima quinta-feira, Paulo Sérgio entende que a situação da Lajeosa é merecedora de uma “reanálise”, porque “não há nada que justifique a agregação”.

No encontro com os deputados da Assembleia da República, a delegação de autarcas da Lajeosa apelou ao vota contra na hora da votação da proposta. Do lado dos deputados social-democratas não resultou qualquer compromisso, mas apenas a disponibilidade de analisar toda a documentação que a autarquia preparou em defesa da freguesia.

Ainda que sem qualquer compromisso assumido, Paulo Sérgio continua a acreditar que a freguesia da Lajeosa vai sair incólume deste processo. Uma luta que conta ganhar e na qual considera determinante o envolvimento e união da população que, por esta altura, “ainda não tem verdadeira consciência” das implicações decorrentes da aprovação da proposta da UTRAT.

Na Assembleia da República, a delegação de autarcas teve ainda a oportunidade de reunir com os deputados do PS, eleitos por Coimbra, dos quais recebeu total solidariedade no que a esta matéria diz respeito.

Amanhã, dia de manifestação em defesa das freguesias em frente à Assembleia da República, a Lajeosa não vai faltar à chamada. “Eu vou lá estar”, assegura Paulo Sérgio, que garante não baixar os braços contra uma proposta que só vai prejudicar o povo da Lajeosa.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …