Home - Outras notícias - Autarquia de Santa Comba Dão pretende construir centro de estudos sobre o Estado Novo e não homenagear Salazar
Leonel Gouveia Santa Comba Dão

Autarquia de Santa Comba Dão pretende construir centro de estudos sobre o Estado Novo e não homenagear Salazar

A Câmara de Santa Comba Dão está apostada em criar um Centro de Estudos do Estado Novo nos próximos dois anos. A autarquia vai concorrer a fundos comunitários e quer envolver privados na iniciativa para suportar a obra. O presidente da autarquia nega que este projecto seja qualquer homenagem a António de Oliveira Salazar, natural daquele concelho.

O projecto, que deverá nascer na antiga escola primária de Vimieiro, a localidade onde nasceu o estadista que mais tempo governou Portugal, passa por criar um Centro de Estudos do Estado Novo, que venha a contribuir para o estudo de uma época que marcou de forma indelével a história portuguesa de Portugal entre 1926 e 1974.

“Será um centro que tenha documentos que possam ser estudados por académicos, alunos do secundário e professores”, explica o autarca Leonel Gouveia, reforçando mais uma vez que não se trata de qualquer homenagem ao ex- governante ou de um Museu Salazar. O Centro contará com a mais diversa documentação, alguma existente na posse da autarquia e outra ainda dispersa.

“Está também no nosso projecto a criação de um centro interpretativo, com recurso a material multimédia para que possam ser recriadas as vivências de toda uma época, quer política, económica ou social. Que relate esse período da nossa história”, explica ainda o autarca, frisando que é apenas uma referência a uma parte da história de Portugal. “É um centro interpretativo e não uma homenagem. Estamos a falar de um período da nossa história e é isso que está em causa”, remata.

A intenção do actual executivo da Câmara Municipal de Santa Comba Dão passa pela conservação, protecção e desenvolvimento do património cultural. Para o efeito pretendem aproveitar a existência da antiga Escola Primária, típica do Estado Novo, que se encontra em bom estado de conservação.

Foto: Farol da nossa terra

LEIA TAMBÉM

MEGA 5 – O jornal do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital já está disponível

Já está disponível o MEGA 5, o jornal do Agrupamento de Escolas de Oliveira do …

Laboratório Beatriz Godinho realiza testes de despiste à COVID-19 em Seia

Os Laboratórios Beatriz Godinho Análises Clínicas estão a realizar testes de despistagem à COVID-19 em …