Home - Destaques - Autoclismo avariado em sanitário público pode estar a desperdiçar mais de 5 mil euros de água por mês em Oliveira do Hospital

Autoclismo avariado em sanitário público pode estar a desperdiçar mais de 5 mil euros de água por mês em Oliveira do Hospital

O contador da água das casas de banho públicas situadas junto ao Tribunal de Oliveira do Hospital trabalha como um louco. Conta sem parar. O problema prende-se com um autoclismo avariado que lança continuamente um caudal de água para a sanita, o que alegadamente se mantém nesta situação há vários meses. O caso está a indignar os comerciantes que se encontram nas proximidades que há muito convivem com esta situação e asseguram que já fizeram várias chamadas de atenção à autarquia que, dizem, não resolve o problema. Os sanitários, recorde-se, encontram-se a cerca de 300 metros dos Paços do Concelho. E podem estar a consumir mais de um milhão de litros de água mensais, ou seja, uma factura que se fosse debitada a um utente seria superior a cinco mil euros por mês.

10979225_915221148497810_323874617_n (Medium)“Não entendo, eu só do meu estabelecimento pago 20 euros de água e gasto muito pouca. Mas aqui ao lado,  num ano em que a água aumentou tanto, ninguém tem o bom senso de reparar este problema e permitem se esteja a desperdiçar esta quantidade de água. O problema é ser paga com o dinheiro de todos os munícipes”, explica um comerciante que prefere o anonimato, garantindo que todos os dias se deslocam à casa de banho duas senhoras para efectuar limpeza. “Até por isso é impossível a Câmara Municipal não ter conhecimento desta avaria”, frisa.

10967718_915221198497805_1108931017_n (Medium)Mas o problema não se limita a esta situação. Das três casas de banho no local, apenas duas estão a funcionar, sendo que uma delas continua com este autoclismo que não pára de lançar água. “Isto já está assim desde Maio ou Junho. Em Dezembro vieram colocar um aviso na casa de banho que está encerrada, onde dizia que seria reparada em breve, mas até hoje continua fechada”, sublinha outro comerciante.

No aviso da autarquia, que já não se encontra no local, podia-se ler “informam-se os utilizadores que este compartimento se encontra encerrado devido a avaria no autoclismo, que esperamos seja reparada no mais curto prazo. A verdade é que esse compartimento continua fechado e um segundo a funcionar nas condições descritas, embora, alegadamente tenha sido reparado também em Dezembro, mas em pouco mais de uma semana voltou ao mesmo.

“Já nos disseram que aquilo está a gastar 30 mil litros de água por dia. Isto é de loucos, num ano em que a água sofreu um aumento tremendo e ninguém tem atenção a este pormenor”, sublinha um outro comerciante que diariamente assiste àquilo que classifica como “desperdício de água e dinheiro”.

Pelas contas efectuadas pelo CBS, que se baseou no vídeo publicado neste jornal (http://correiodabeiraserra.com/agua-em-sanitario-publico-de-oliveira-do-hospital/), aquela sanita está a consumir acima dos 35 mil litros de água 10967951_915221178497807_213496113_n (Medium)por dia. Mais de mil metros cúbicos por mês. Se este valor fosse cobrado pelo tarifário aplicado aos consumidores, a factura seria superior a cinco mil euros mensais.

LEIA TAMBÉM

Aluna de Oliveira do Hospital vive experiência de simulação espacial

Sara Marques, aluna do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de …

Açude da Ribeira, no rio Seia, volta a mostrar sinais de poluição

O Açude da Ribeira, no rio Seia, no concelho de Oliveira do Hospital, recebeu este …